Clipping Cone Sul #7

Por temor de ações do Irã, Argentina reforça segurança em fronteira com Brasil e em locais judaicos

16/04/2024

No dia 15 de abril, temendo um possível atentado ao país por parte do Irã, devido ao aumento das tensões no Oriente Médio, o presidente Javier Milei criou um comitê de crise. que aumentou o alerta de risco de atentados à alvos judaicos no país e reforçou as fronteiras em Foz do Iguaçu no Brasil, Bolívia e a Tríplice Fronteira. Segundo o governo argentino, essas regiões possuem células adormecidas ligadas ao Estado Islâmico, que podem representar uma ameaça ao territorio. A preocupação vem principalmente do apoio da Argentina em relação a Israel e ao fato da justiça argentina ter declarado o Irã como um Estado terrorista. Além disso, o desentendimento com o Irã remete aos anos de 1994, na qual Buenos Aires sofreu um atentado de autoridades do Estado Islâmico e a organização político militar Hezbollah.

Fonte: G1


Milei anuncia 1º superávit fiscal trimestral da Argentina desde 2008

Data: 23/04/2024

O presidente argentino Javier Milei anunciou nesta segunda-feira (22), o terceiro superávit fiscal consecutivo do país. O superávit registrado em março foi de 275 bilhões de pesos, cerca de 0,2% do PIB do país no mesmo período, e representa o primeiro superávit trimestral do estado argentino desde 2008. O anúncio de superavit vem logo após outro anúncio positivo: A inflação registrada em Março foi de 11%, uma queda em relação aos 13,2% registrados em Fevereiro. É também o terceiro mês seguido de queda, com o índice mais alto, de 25,5%,  registrado em dezembro. No entanto, no saldo dos últimos 12 meses o indicador permanece em alta, atingindo 287,9%, o maior valor em décadas.

Fonte: CNN


Como Brasil foi chave para América Latina bater recorde de exportação para China em 2023

Fonte: Getty Image – BBC

28/04/2024

Em 2023, o comércio entre a China e os países da América Latina alcançou um recorde histórico. Nesse contexto, foi registrado mais de US$480 bilhões e um equilíbrio da balança comercial, com um superávit favorável de US$2 bilhões aos países latino-americano. De acordo com a CEPAL, “no período de 2000 a 2022, o comércio de mercadorias entre a região e a China foi multiplicado por 35, enquanto o comércio total da região com o mundo foi multiplicado por 4”. Mediante ao exposto, a China se configura no hodierno como o segundo parceiro comercial da América Latina de maneira geral. Assim, as exportações latino-americanas correspondem 72% e se resumem em produtos como soja, cobre, petróleo e carne bovina. Por outro lado, as importações chinesas se baseiam majoritariamente em produtos manufaturados. Por fim, o Brasil foi eleito como o principal parceiro comercial do Estado chinês na região latino-americana, seguido de Chile, Peru, México e Equador.

Fonte: BBC

Câmara dos Deputados da Argentina aprova Lei de Bases de Milei, projeto mais enxuto de reformas econômicas

Data:  30/04/2024

No dia 30 de abril, a Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, por 142 votos a favor e 106 contra, a Lei de Bases, um novo projeto que visa mudanças no plano económico e de Estado do governo. Dentre algumas alterações, se destaca principalmente a garantia de que o Executivo possa ter maior poder nos processos decisórios administrativos, econômicos e de política energética sem passar pelo Congresso, além de também poder privatizar parte de empresas estatais. Essa nova lei é considerada uma nova versão, reduzida, da antiga tentativa de implementação da “Lei Ómnibus”, com aplicação de uma modificação na reforma trabalhista, na qual exclui partes consideradas conflitantes, como a restrição do poder dos sindicatos e do direito à greve. Ademais, a Câmara aprovou um novo pacote de mudanças fiscais, que inclui redução do imposto sobre bens pessoais e aumento também do imposto para aqueles que possuem rendimentos mais altos.

Fonte: G1

 Brasil e Argentina pedem à diretora da OMC que avance em questões agrícolas

05/05/2024 

No início de maio foi solicitado à Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), que conduzisse as negociações paralisadas sobre subsídios agrícolas. A solicitação foi feita pelos representantes de Brasil e Argentina, os quais veem o tópico como essencial para garantir a segurança alimentar no mundo. Nesse contexto, Antonio Ferreira, embaixador brasileiro nos Acordos de Complementação Econômica (ALADI), considera de extrema importância avançar no tema agrícola, haja vista que no Cone Sul são produzidos cerca de 30% dos alimentos do globo. Assim, este considera que, através da eliminação de subsídios, haja uma maior produção e exportação alimentícia, capaz de promover uma segurança. Ademais, Alan Beraud, representante argentino, solicitou seu envolvimento e liderança para que as próximas reuniões da OMC tenham êxito. Por fim, mediante ao exposto, Okonjo-Iweala se compromete em promover discussões que visem garantir a suficiência de alimentos para a população global. Em sua declaração, a mesma ainda se opõe ao protecionismo e afirma que “precisamos descentralizar o fornecimento de cadeias de valor para países que não se beneficiaram da primeira onda de globalização”.

Fonte: Gauchazh

No Chile, manifestantes e policiais entram em confronto em protesto do 1° de Maio

07/05/2024

 Em uma manifestação em pró do dia dos trabalhadores (mundialmente comemorado), uma manifestação operária foi convocada pela Central Clasista de Trabajadores, e em meio às manifestações, os manifestantes chilenos entraram em confronto com a polícia. As autoridades alegaram terem visto um incêndio causado pelos manifestantes, que foi contido pelos mesmos, além disso foram usados canhões de água e gás lacrimogêneo para dissipar a multidão.

Fonte: CNN Brasil

Chuvas no RS: Uruguai enviou helicóptero e tripulação para ajudar nas buscas

Data: 09/05/2024

 Após as chuvas históricas e a grande inundação que afligiram o Rio Grande do Sul, o governo uruguaio ofereceu apoio às ações de socorro realizadas no Estado. Foram enviados um helicóptero e uma equipe de 8 tripulantes, entre os quais técnicos e socorristas. Foi oferecido também o envio de um avião de grande porte tripulado, recusado pelo governo brasileiro devido à ausência de pistas de pouso aptas a receber a aeronave. Além do Uruguai, outros países vizinhos ofereceram apoio ao governo brasileiro, entre os quais Venezuela e Argentina, destacando a cooperação regional sul-americana apesar de eventuais divergências políticas de seus membros.

Fonte: G1

Alunos da Universidade Católica do Chile exigem rompimento com instituições de Israel

Data: 10/05/2024

No dia 9 de maio, dezenas de estudantes da Universidade Católica do Chile realizaram protestos na instituição exigindo o fim de relações com universidades israelenses que estariam envolvidas em crimes de guerra e violando os direitos humanos como o Instituto de Tecnologia de Israel, Universidade Hebraica de Jerusalém e Universidade de Tel Aviv. O reitor da universidade, Ignacio Sánchez, se pronunciou dizendo que acredita que a parceria com as instituições tanto de Israel quanto da Palestina poderiam garantir pontes de diálogos e buscar caminhos para a colaboração e paz para o conflito.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.