Clipping Cone Sul #8

Internação Compulsória: Mudança política abrevia  processo de internação sem consentimento da pessoa no Uruguai

Fonte: Archivo El País

15/05/2024

No dia 14/05/2024, o parlamento uruguaio aprovou mudanças na legislação sobre internação obrigatória, alterando leis sobre os cuidados com moradores em situação de rua e a assistência obrigatória. As mudanças realizadas, atribuem ao Mides (Ministério do Desenvolvimento Social) o poder de solicitar aos hospitais ou instituições de saúde, que internem indivíduos que estejam em situações de “exposição total”, mesmo que sem o consentimento deste indivíduo, caso este esteja sem a possibilidade de julgar a situação por condições psicológicas ou caso o mesmo esteja nesta situação pelo uso de drogas. Desta forma, caso haja previamente um laudo médico sobre esta condição de pessoas na rua, esta pode ser sujeita a internação por estas instituições uruguaias.

Fonte: El País

Milei x Sánchez: crise escala, e Espanha retira ‘definitivamente’ embaixador da Argentina

21/05/2024

 O ministro das Relações Exteriores da Espanha, Manuel Albares, anunciou no dia 21 a retirada do embaixador espanhol da cidade de Buenos Aires. Segundo ele, a decisão se deu pela recusa do presidente da Argentina de se desculpar com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. Javier Milei teria chamado a esposa de Sánchez, Begonã Gomez, de “corrupta”, devido às alegações de favorecimento de empresários em licitações públicas. Logo após o anúncio, o presidente argentino se pronunciou, afirmando que a decisão de Albares era “um absurdo típico de um socialista arrogante” e ainda reiterou que não iria convocar o embaixador argentino na Espanha.

Fonte: BBC Brasil

Brasil reage a Israel e relação ‘desce mais um degrau’

29/05/2024

No dia 29 de maio, o governo brasileiro retirou Frederico Meyer do cargo de embaixador do Brasil em Israel. Essa medida ocorreu devido à crise diplomática entre os dois países, principalmente após a comparação de Lula sobre os ataques ao Hamas com o genocídio dos judeus pelos nazistas e a resposta de Israel ao reprovar a ação, levando Meyer ao museu do Holocausto. Segundo diplomatas brasileiros, essa última ação representou o estopim para o enfraquecimento das relações entre Israel e Brasil, “A gente esperou, nada melhorou nas relações e a situação pela qual o embaixador teve que passar foi muito muito ruim”.

Fonte: G1

Presidente Boric anuncia que o Chile apoiará a acusação de genocídio contra Israel apresentada pela África do Sul perante o Tribunal Internacional de Justiça

01/06/2024

O presidente chileno, Gabriel Boric, anunciou no dia 1 de junho, durante a prestação de contas anual, que o Chile se juntará às acusações de genocídio contra Israel, apresentado pela África do Sul ao Tribunal Internacional de Justiça em dezembro de 2023, “Decidi que o Chile se tornará parte e apoiará o caso que a África do Sul apresentou contra Israel perante o Tribunal Internacional de Justiça em Haia, no âmbito da Convenção da ONU sobre Genocídio”. Entretanto, Boric reitera que essa decisão não significa apoio às atitudes do Hamas e que o estado chileno está em favor da libertação dos reféns. Além do Chile, outros países da América Latina como Colômbia, Venezuela e Brasil, também apoiaram a decisão do governo sul-africano.

Fonte: BBC News Mundo

PIB: Brasil fica atrás de Turquia e Índia, mas cresce mais do que EUA e Europa

05/06/2024

No primeiro trimestre de 2024, a economia brasileira cresceu enquanto comparada com o mesmo período do ano anterior, destacando-se para as áreas de serviços e agropecuária, o que refletiu no aumento de nosso Produto Interno Bruto (PIB). Apesar disso, economistas afirmam que devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o ritmo de crescimento pode ser afetado negativamente. Atualmente, a economia global vive um momento desigual em relação ao avanço da economia, muito devido à reflexos da pandemia, além disso, em comparação às 20 maiores economias do planeta, O Brasil perde para países em fator de crescimento, como Índia e Turquia, além da China, porém ainda cresce mais que a Europa e os Estados Unidos.

Fonte: BBC Brasil

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.