Clippings Países Amazônicos #33

Por: Giovana Maria Fernandes Arruda

FONTE: FERNANDO VERGARA (AP)

25/04/2023

Poluição por mercúrio ameaça extinção de povos indígenas

No ano de 2023, foi denunciado pela líder da Coordenação Nacional em Defesa dos Territórios Indígenas Camponeses e Áreas Protegidas (CONTIOCAP), Ruth Alipaz Cuqui, um plano de extinção dos povos indígenas na região boliviana, mencionando que este esquema já está sendo colocado em prática por meio da invasão de territórios indígenas, como é o caso do Parque Nacional Madidi. Ademais, além da exploração de ouro em andamentos nestas terras, Alipaz indicou que existem megaprojetos hidrelétricos que fazem parte deste plano, mais especificamente nas regiões dos rios Chepete, El Bala e Rositas. Estas ações apresentam uma expectativa de contaminação de rios e de pessoas, destruição de montanhas da região e morte de solos. Por fim, existe uma estimativa de que a aprovação da Lei do Ouro no país dê carta branca para que todos estes eventos ocorram.

Fonte: El Mundo

26/04/2023

A Plataforma Unitária agradece o esforço para reativar o diálogo no México

Após a conferência internacional sobre a Venezuela ser realizada, no dia 25 de abril do ano deste ano, a Plataforma Unitária, aliança política de oposição venezuelana, divulgou um comunicado onde comemorou o consenso acerca da reativação do diálogo no México. O grupo foi responsável por insistir na necessidade de debater temas considerados delicados no país, tais como a libertação de todos os presos políticos e a ideia de eleições livres, transparentes e com garantias para toda a população da Venezuela, como foi indicado no comunicado publicado.

Fonte: El Tiempo

26/04/2023

Petro pede demissão de todo seu gabinete para remodelá-lo

Poucas horas após assegurar que deve haver “um governo de emergência que funcione dia e noite”, Gustavo Petro, presidente colombiano, antecipa uma transformação total em seu gabinete, em meio a um cenário de embate político com aliados de partidos tradicionais e após menos de nove meses no cargo de liderança do país. Ademais, é possível observar a possibilidade de uma segunda crise ministerial a acontecer na Colômbia, vinda com a renúncia formal de todos os ministros deste novo governo. Enfim, de forma diferente em comparação aos acontecimentos de crise prévios, Petro escolheu um caminho menos ágil, sem definir configurações específicas e deixando uma expectativa de mudança de forma geral, sendo justificado como uma importante decisão política.

Fonte: El País

26/04/2023

Equador terá uma Plataforma de Ação para o Plástico

O principal objetivo da Plataforma de Ação para o Plástico é reduzir a poluição gerada pelos plásticos no Equador, mais especificamente como um espaço colaborativo para promover a transição ecológica e o consumo sustentável no país. Ademais, a iniciativa deste projeto procura elaborar e implementar ações estratégicas nacionais para controlar a poluição no território e evitar possíveis impactos sociais e de saúde futuros para a população. Enfim, esta ação faz parte do “Global Plastic Action Partnership” (GPAP) do Fórum Econômico Mundial, e

seus fins primordiais se apresentam como uma ação contra o problema dos resíduos plásticos e a poluição consequente destes eventos, abrangendo as mais diversas áreas dentro de variados setores que envolvem a economia e o meio ambiente.

Fonte: El Telégrafo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.