Por: Manuela Lucas Doné
FOTO: REUTERS/Vicente Gaibor del Pino
23/04/2023
Antigo presidente do Peru acusado de corrupção é extraditado dos EUA
O antigo presidente do Peru, Alejandro Toledo, que governou de 2001 a 2006, pousou na capital peruana no dia 23 de Abril de 2023 devido à sua acusação de recebimento de milhões de dólares, por parte da Odebrecht, em troca de licitações de obras públicas. Sua pena está em avaliação, mas os promotores estão pedindo 20 anos e seis meses de prisão. Sua possível participação no escândalo econômico levou Toledo a se entregar para um juiz em San Jose, na Califórnia, na sexta para que o processo de extradição continue fluindo.
Fonte: G1
15/04/2023
Confronto na prisão da cidade de Guayaquil, no Equador, deixa 12 mortos
No dia 14 de abril, um confronto entre facções dentro do presídio Lá Penitenciaría, situado em uma das cidades mais perigosas do país, resultou em ao menos 12 mortos, segundo a agência penitenciária SNAI. Os motins no país tem sido frequentes desde 2021, o que acarretou no óbito de centenas de detentos nesse meio tempo. Segundo o governo, estes embates se caracterizam por disputas de territórios, controle e drogas dentro do presídio. Nesse contexto violento, o atual governante equatoriano, Guillermo Lasso, permitiu o uso civil de armas de fogo e spray de pimenta, alegando que a situação atual preocupante requer tal medida. O presidente também declarou estado de emergência no sistema carcerário, com o intuito de conter a violência descontrolada nesses locais.
Fonte: G1
19/04/2023
Ministro de Relações Exteriores da Rússia demonstra apoio à Venezuela
No dia 18 de abril, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, visitou o país venezuelano, para reafirmar o apoio da Rússia ao governo de Nicolás Maduro, o qual governa a Venezuela desde 2012. Lavrov ainda demonstrou disposição para auxiliar o país venezuelano, que vem sofrendo com as sanções internacionais, oriundas principalmente dos Estados Unidos. Segundo o governo russo, a visita do ministro tem como objetivo fortalecer laços e alianças com os países visitados, possibilitando uma cooperação educacional, econômica, comercial e política entre esses países. Lavrov também pontuou que, no contexto internacional, a Venezuela é uma das alianças mais confiáveis para a Rússia, e pretende auxiliar com a grave crise econômica que assola o país em detrimento da sanção estado-unidense.
Fonte: G1
Novo presidente da Colômbia pede renúncia de todos os ministros
O governante atual da Colômbia, Gustavo Petro, durante sua disputa para governante, apontou que pretendia alterar os sistemas judiciários, previdenciários, de saúde e trabalhista do país, o que acarretou na renúncia de todos seus ministros e encerramento de alianças com partidos tradicionais, visto que as propostas não foram bem vistas. Durante seu mandato, o presidente formou um ministério alinhado ao centro e a direita, se afastando da esquerda, gerando uma crise inédita no governo ao enfraquecer a coalizão. Foram nessas condições de tensão entre os ministros e Petro que o presidente demitiu três de seus ministros, intensificando ainda mais a crise governamental interna na Colômbia.
Fonte: G1
