Por: Alice de Magalhães Ferreira Nepomuceno
FOTO: JORGE BERNAL (AFP)
17/02/2023
Em meio à crise, presidente do Equador autoriza posse e porte de armas para civis
No dia 17 de fevereiro de 2023 protestos na capital Paramaribo contra o aumento do custo de vida no Suriname resultaram em distúrbios que foram dispersados pelas forças de segurança em meio a saques e tentativa de invasão do Parlamento. Houveram aumentos nos preços de alimentos, combustível e eletricidade e os manifestantes acusam o governo do presidente Chan Santokhi de corrupção. Os manifestantes romperam barreiras da polícia no Parlamento e tentaram entrar no edifício, alguns obtiveram sucesso mas foram repelidos pelas forças de segurança. O governo condenou os distúrbios e advertiu que não iria tolerar ameaças à democracia. Os protestos foram convocados pelo ativista político Stephano Biervliet e coincidiram com uma greve que já tinha sido convocada por sindicatos. O Suriname está mergulhando em uma grave crise econômica com uma altíssima inflação e uma enorme dívida externa, o país aguarda pela exploração de suas reservas de petróleo que gerarão reservas significativas. O governo insiste em reduzir gastos como parte do programa de reestruturação do FMI e com isso cortou subsídios à eletricidade, água e gasolina. O acordo foi firmado em US $690 milhões, mas acabou sendo congelado devido ao não cumprimento das condições exigidas.
Fonte: G1
11/05/2023
Cidadãos têm o direito de saber das decisões da APA sobre o setor de petróleo e outras indústrias
A decisão do ministro da suprema corte de justiça Sandil Kissoon fortaleceu os direitos dos guianenses em saber sobre as decisões feitas pela Agência de proteção ambiental (APA) sobre o setor do petróleo ou outras indústrias. Sua declaração diz respeito a um caso apresentado em setembro do ano passado por dois cidadãos contra o APA. O caso apresentado, aponta que nos 11 meses de atuação, a afiliada da ExxonMobil, Esso Exploration and Production Guyana Limited (EEPGL), falhou em prover ás autoridades com um acordo de garantia que vincula sua matriz aos custos de vazamento de petróleo. O juiz também notou que a APA não queria que o caso fosse ouvido devido a um Affidavit apresentado em novembro do ano passado e também que a organização, em acordo com a empresa, não queria que o caso tivesse continuidade. Kissoon também apontou que a abordagem da APA é inconsistente com suas funções e o seu mandato.
Fonte: Kaieteur News
14/04/2023
Missão Juice é lançada da Guiana Francesa para explorar Júpiter e suas luas
A agência Espacial Europeia enviou uma espaçonave para explorar Júpiter e três de suas maiores luas. A missão Jupiter Icy Moons Explorer, ou Juice foi lançada no dia 14 de abril de 2023 a bordo de um foguete Ariane 5 do porto espacial da Europa em Kourou, na Guiana Francesa. A aeronave passará os próximos dias preparando seus instrumentos. Juice levará oito anos para chegar em Júpiter e passará 3 anos o orbitando e no final da missão passará a orbitar a lua Ganimedes, sendo a primeira missão a orbitar uma lua que não seja da Terra
Fonte: CNN Brasil
10/05/2023
Luis Arce pede para “punir severamente” os casos de pedofilia na ordem dos jesuítas que chocam a Bolívia
O presidente Luis Arce insta que todas as instancias da lei devem investigar os casos de abuso sexual por padres, ele diz que condena veementemente esses fatos. A declaração ocorreu depois que o El País publicou uma reportagem sobre o padre Alfonso Pedrajas que se aproveitou da condição de guia espiritual por anos para cometer abusos sexuais contra crianças e adolescentes bolivianos. O padre confessou em um diário pessoal sobre os crimes que ficaram registrados em seu computador após sua morte em 2009, no registro o padre afirmou ter confessado os crimes a outros colegas, que não o denunciaram. Ele praticou pedofilia por 15 anos enquanto diretor de um colégio e estimou que suas vitimas em cerca de 85, e várias delas confirmaram os abusos ao El Pais. A Conferência Episcopal Boliviana pediu desculpas, mas alguns de seus membros tentaram abafar o caso, apontando que o problema não deveria ser politizado, que alguns tentavam se aproveitar dele para “desacreditar a Igreja” e que não é culpada dos “erros” de alguns padres.
Fonte: El Pais
