Por: Adrian Henrique Estevam
FOTO: iStock
07/05/2023
Pilar da economia equatoriana, empresas familiares enfrentam crise na economia com cortes financeiros
No Equador, as empresas familiares, que são um importante ator para a economia do país, através da geração de empregos e renda, sofreram com a recessão econômica do país durante a pandemia de Covid-19. Cerca de 90% das 55 mil empresas nacionais, tais empresas são responsáveis por 60% dos trabalhos privados e 40% da economia, além de representarem 69% das grandes empresas. Por isso, as empresas familiares possuem grande relevância para a economia equatoriana. Os cortes em seus gastos, visando se adequar ao cenário de crise financeira no país, sinaliza um aspecto negativo para a economia do país amazônico.
Por isso, foi organizado um evento para homenagear as empresas familiares de destaque neste ano de 2023. O evento foi organizado pelo governo equatoriano e alemão, por parte da Câmara de Comércio Equatoriana Alemã.
Fonte: Expreso
07/05/2023
Impasse na eleição de opositores ao regime de Maduro
Os opositores ao regime de Maduro estão prestes a executarem eleições primárias, a fim de eleger seu representante que irá se candidatar à presidência da Venezuela no próximo ano. Segundo a Comissão Nacional de Primárias (CNP), diversas instituições venezuelanas demonstraram apoio às primárias, entretanto, a atuação e apoio do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), quanto às primárias é uma incógnita. Há opositores que desaprovam o apoio do CNE, por ser parte do regime vigente, em que a CNP disse que manterá as primárias com ou sem o apoio do CNE. Diosdado Cabello, vicepresidente del Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), afirmou, em uma roda de imprensa, que o CNE participará ativamente das eleições primárias, e que o sistema eleitoral venezuelano é completamente seguro, recordando de quando os votos manuais estavam em voga e houveram perseguições aos comunistas opositores da Quarta República.
Fonte: El Tiempo
09/05/2023
Inflação boliviana resulta em subida de preços nos alimentos
Os alimentos que compõem a alimentação diária das casas bolivianas estão significativamente mais altos. Fontes de alimentos, tais como frangos, ovos, tomate, queijos, dentre outros, estão em uma crescente de preços causada por variadas razões. No caso do frango, o preço da ração usada em sua criação encareceu no país, deixando mais caro o processo produtivo do alimento. Ademais, a gripe aviaria foi responsável pela morte de uma parcela dos frangos criados no país. Como uma alternativa à situação, o governo da Bolívia realiza feiras públicas onde são vendidos diversos alimentos, como carnes, frutas, verduras, hortaliças e alimentos lácteos por um preço mais justo à população. O governo afirma que a subida no preço dos frangos e ovos se dá por especulação, especialmente com a gripe aviária em cena.
Fonte: El Mundo
11/05/2023
Militares colombianos são reféns do narcotráfico em operação
26 militares do exército colombiano foram mantidos reféns após uma operação contra o narcotráfico na região da Cauca, município de Patía. Os militares haviam ido à um laboratório produtor de cocaína na região, a fim de apreender a droga e impedir a manutenção de sua produção. Segundo informações do exército colombiano, haviam quatro toneladas de cocaína no laboratório. Entretanto, durante o desmonte do laboratório, os militares foram cercados por aproximadamente 400 pessoas tentando impedir a ação dos militares. Foi necessário intervenção de autoridades do exército, da prefeitura e demais autoridades para libertá-los.
Fonte: El Espectador
