Por: Giovana Maria Fernandes Arruda
FOTO: Sputnik/Aleksel Nikolsky
10/05/2023
Bolívia negocia com Brasil adesão ao Mercosul
No encontro entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o vice-presidente David Choquehuanca, alguns dos assuntos abordados foi a culminação do ingresso da Bolívia no Mercosul e a revisão crítica da classificação da folha de coca atual na Convenção sobre Entorpecentes de 1961, a qual acontecerá na Organização Mundial da Saúde (OMS). O procedimento acerca do protocolo necessário a se seguir para a adesão da Bolívia no bloco econômico já foi assinado por todos os Estados membros no ano de 2015 e, segundo um relatório feita pelo vice-presidente em questão “ambas as autoridades discutiram a entrada plena da Bolívia no Mercosul, onde foi informado que importantes ações estão sendo tomadas para sua conclusão”.
Fonte: El Mundo
10/05/2023
Federico Gutiérrez lança ‘Nós acreditamos’, um novo partido de oposição a Gustavo Petro
O político Federico Gutiérrez inaugurou no dia 9 de maio deste ano sua aposta para as próximas eleições regionais, que irão ocorrer no mês de outubro. Esta aposta apresenta a consolidação do movimento “Acreditamos”, lançado pelo político em 2015, como um partido político de oposição ao governo de Gustavo Petro, se colocando como um dos principais líderes do grupo. Gutiérrez ainda não confirmou se será candidato à prefeitura de Medellín ou ao governo de Antioquia, mas deixou aberta ambas as possibilidades, intenção demonstrada quando disse a seguinte fala: “Não descarto a participação direta nas eleições. Tenho uma responsabilidade com minha cidade, com Medellín, que está passando por um momento muito difícil”.
Fonte: El Pais
10/05/2023
MEF: acesso à OCDE vai permitir atrair mais investimento e reduzir o custo do crédito
O ministro da Economia e Finanças peruano Alex Contreras, demonstrou consideração acerca dos progressos feitos pelo Peru para sua adesão na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a qual permitirá uma maior atração de investimentos para o país e uma redução dos empréstimos necessários. Segundo Contreras, “o acesso à OCDE pode significar uma mudança fundamental, especialmente no objetivo de gerar políticas públicas”, mencionando que as vantagens de tal evento se apresentaria tanto em âmbito político e diplo de mático quanto em âmbito estratégico, onde também é levado em conta fatores como a redução dos custos de endividamento peruanos e a implementação de um pacote de reformas econômicas que auxiliem no desenvolvimento do país.
Fonte: Andina
10/05/2023
Presidente Maduro saudou a Rússia pelo 78º aniversário do Dia de la Victoria sobre a Alemanha nazista
No dia 9 de maio deste ano, Nicolás Maduro, presidente venezuelano, enviou uma saudação à Rússia pelo evento acerca do 78° aniversário da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial sobre a Alemanha nazista. Em suas redes sociais, Maduro apresenta a seguinte fala: “Saudamos o glorioso povo da grande Rússia histórica, que celebre a vitória do Exército Vermelho sobre a Alemanha nazista, honramos o sacrifício dos heróis, horoínas e mártires que lutaram pela paz e salvaram a humanidade do horror do nazi-fascismo”. Ademais, o chanceler venezuelano Yván Gil também fez uma menção da ocasião em suas redes, mencionando que o feito da antiga União Soviética “pôs fim a uma dos piores conflitos da humanidade” e “impediu a propagação do fascismo pelo mundo”.
Fonte: El Universal
