Clippings Países Amazônicos #41

Por: Manuela Lucas Doné

FOTO: Getty Images

11/05/2023

Morte de criança venezuelana causada por insegurança alimentar gera comoção

Manuel Arzolar, menino venezuelano de apenas 12 anos, faleceu após consumir algo que encontrou em um lixão enquanto sua família estava no local coletando objetos para serem vendidos ou trocados. Segundo o pai da criança, Rudy Jose Arzolar Oliveiro, sua família estava no local em busca de alguma coisa que rendesse alguma quantia de bolívares, já que, como relatado por ele mesmo, a Venezuela “não tem trabalho”, obrigando-os a recorrerem à essa atividade.

Manuel foi encontrado no chão, sem conseguir se mover, pela irmã, e logo depois a família se dirigiu ao Hospital de Caicara, onde fizeram uma lavagem estomacal na criança. Segundo o pai do menino, o atendimento médico negligente ocasionou na morte de seu filho, já que afirma que o serviço hospitalar não foi rápido suficiente e nem eficiente, acarretando na morte de Manuel. 

Após a morte do menino, a família agora conta com o apoio da Fundação Cuidarte, associação do governo local, mas Rudy alega que algo deve ser feito, de forma mais efetiva, para que casos como o de Manuel não se repitam mais. Esse caso, que comoveu todo o país, representa a pobreza extrema vivenciada por milhares de venezuelanos, os quais estão à mercê de uma crise econômica que perdura desde 2013 na Venezuela.

Fonte: G1

07/05/2023

27 trabalhadores de uma empreiteira no Peru são encontrados mortos após incêndio em mina de ouro

Em uma mina de ouro, localizada em uma zona remota da região de Arequipa, ao sul do Peru, 27 pessoas morreram em um incêndio causado por um curto-circuito. Segundo a Yanaquihua, mineradora que opera a mina em questão, a qual comunicou formalmente que 175 trabalhadores foram retirados do local, de forma segura, após o acidente. Segundo também o comunicado, os 27 mortos eram trabalhadores de uma empreiteira especializada em mineração. Segundo a Reuters, esse foi o incidente mais mortal do país em duas décadas, algo que certamente traz preocupações para a esfera de segurança na mineração latino-americana.

Fonte: G1

10/05/2023

Brasileiro é suspeito de liderar facção criminosa na Guiana Francesa

A Operação Sintonia, da polícia federal, apontou um homem, que seria um dos líderes de um grupo criminoso na Guiana Francesa, para o Ministério Público do Ceará. Após a polícia analisar conteúdos presentes nos dispositivos eletrônicos de um membro dessa mesma facção em São Paulo, foi descoberto que um cearense pode ser o líder dessa organização criminosa na Guiana Francesa. Esse nordestino está sendo acusado de ser responsável por tráfico de entorpecentes. Essa facção está sendo acusada de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, dentre outros tipos de delitos.

Fonte: G1

10/05/2023

Possível impeachment de presidente do Equador

A Assembleia Nacional do Equador votou, no dia nove de maio, para exigir que o processo de impeachment do atual presidente do país tenha continuidade. Guillermo Lasso, o governante citado em questão, é acusado pela oposição de subtração e desvio de dinheiro público, algo que pode obrigar o presidente a abandonar o cargo ainda neste mês. 

A votação que definirá o destino de Lasso no poder está marcada para os dias 20 e 22 de maio, na qual necessita, pelo menos, de 92 votos a favor entre 137 deputados para que o impeachment seja acatado. Em meio à essa desavença, o presidente tem direito a recorrer a um recurso que o permitiria dissolver o Parlamento e antecipar as eleições presidenciais e legislativas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.