Clipping Cone Sul #91

Dólar paralelo tem negociações suspensas na Argentina, um dia após bater recorde de alta

05/10/2023

O fechamento do mercado cambial argentino nesta quinta-feira igualou-se ao valor da última quarta-feira, com o dólar cotado a 843 pesos por dólar. No entanto, durante a sessão, a moeda americana atingiu uma máxima de 850 pesos, estabelecendo um novo recorde nominal. Isso ocorreu devido a uma repressão das autoridades ao mercado informal de câmbio, onde a demanda por dólares havia elevado os preços muito acima da taxa de câmbio oficial, congelada em 350 pesos por dólar. Além disso, outros mercados paralelos, como o de blue chip swaps e o de dólar MEP, também registraram taxas de câmbio significativamente diferentes. Essas medidas de intervenção do governo acontecem em um momento de incerteza política, com um pleito marcado para o próximo dia 22. O candidato ultradireitista, Javier Milei, surpreendeu ao liderar as primárias em agosto, propondo a extinção do Banco Central argentino e a dolarização da economia, propostas consideradas inviáveis por muitos economistas. No entanto, uma pesquisa recente mostrou que o atual ministro da Economia, Sérgio Massa, está liderando as intenções de voto. Os investidores temem que uma vitória da chapa governista mantenha uma política fiscal expansionista, enquanto analistas pedem a adoção de ajustes fiscais. Isso demonstra a volatilidade e a complexidade da situação econômica e política na Argentina.

Fonte: CNN Brasil

Brasil atinge marca histórica de exportações em 2023

03/10/2023

Durante o primeiro semestre de 2023, a balança comercial brasileira fechou positivamente, e já superou todo o saldo do último ano. Esta marca histórica de exportações não se dá como em outros períodos em que os preços dos produtos exportados pelo brasil aumentaram (commodities), mas sim o volume de exportações que está maior do que nunca e estamos vendendo mais do que compramos. Para mais, 25% deste saldo está associado ao agro, parte importante da exportação brasileira, muitas vezes ligado também à proteína animal, como soja e milho, este último sendo uma novidade para o volume de exportações do Brasil. Um dos fatores que pode ter afetado esta alta do milho, é devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, dado que estes dois países dominavam as exportações de grãos, e com o conflito, seus esforços se direcionam para outros setores.

Fonte: G1

Mercosul-União Europeia: ‘Ou Lula fecha acordo agora, ou não haverá’, diz Peña, presidente do Paraguai

26/09/2023

A partir do dia 6 de dezembro, o Paraguai irá assumir a presidência rotativa do Mercosul, que está nas mãos do Brasil, e pode mudar o rumo de algumas negociações, além de priorizar por outros acordos, deixando alguns antigos de lado, como é o caso do acordo Mercosul-União Europeia, que vem sendo discutido há décadas. Santiago Peña, atual presidente paraguaio, afirmou que após o marco para troca da presidência do bloco sul-americano, não irá conduzir mais negociações de livre comércio com o bloco Europeu, priorizando outros acordos. Peña também afirma que “disse ao Lula para concluir as negociações, porque se ele não as concluir, não prosseguirei com elas nos próximos seis meses”, sendo mais do que nunca importante a tomada de uma decisão política, seja por parte do Mercosul, seja por parte da União Europeia.

Fonte: G1

Contra STF, Senado aprova projeto que institui marco temporal para terras indígenas

27/09/2023

O Senado aprovou um projeto de lei que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Segundo o projeto, os povos indígenas só poderão reivindicar a posse de áreas que ocupavam de forma “permanente” em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição brasileira. Caso não comprovem essa ocupação na data estipulada, as comunidades indígenas podem ser expulsas. Essa medida vai de encontro a uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou a tese do marco temporal. Além disso, o projeto autoriza atividades como garimpo e plantação de transgênicos em terras indígenas, permite a celebração de contratos entre indígenas e não-indígenas para exploração econômica das terras tradicionais e não exige consulta às comunidades afetadas por empreendimentos econômicos. A União também poderá indenizar a desocupação das terras e validar títulos de propriedade em terras indígenas. O projeto estabelece a possibilidade de revisão da regra do marco temporal em caso de conflitos de posse de terras indígenas. Por outro lado, uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal afirmou que a demarcação de terras indígenas não depende de um marco temporal em 5 de outubro de 1988, contrariando o projeto aprovado. A decisão do STF também estabeleceu regras para indenização de proprietários de terras que estejam em disputa com comunidades indígenas, visando equilibrar os direitos das partes envolvidas.

Fonte: <a href="http://<figure class="wp-block-embed is-type-wp-embed is-provider-cnn-brasil wp-block-embed-cnn-brasil"><div class="wp-block-embed__wrapper"> https://www.cnnbrasil.com.br/politica/senado-aprova-texto-base-de-projeto-que-institui-marco-temporal-para-terras-indigenas/ </div>CNN Brasil 

Ex-centro de tortura na Argentina se torna Patrimônio Mundial da Unesco

20/09/2023

O Museu e Espaço de Memória Esma, na capital argentina de Buenos Aires, já foi palco de um centro de torturas durante a ditadura do país, sendo o principal centro deste tipo na época. Foi a primeira vez que um local de memória foi incluído em um comitê para analisar se viria a se tornar patrimônio mundial pelo órgão das Nações Unidas. O edifício em questão foi construído em 1928 para fazer parte da Escola da Marinha na parte de mecânica, porém durante o final da década de 70 e começo da década de 80 ocorreu a ditadura militar argentina, e o local se ressignificou para deter presos e realizar torturas. Inúmeras vítimas da perseguição militar passaram pelo local, sendo presas, torturadas e muitas vezes assassinadas. A partir de 1988 o local se tornou um museu sobre os ocorridos, e pelas palavras do ex-presidente argentino Carlos Menem, “um monumento para a reconciliação e união nacional”.

Fonte: Folha de São Paulo

Brasil foi o 2º país mais letal para ambientalistas em 2022

13/09/2023

Levantamentos da ONG Global Witness, apontam que dos 177 militantes do meio ambiente assassinados no último ano, 34 foram brasileiros. “É como se a cada 2 dias, uma pessoa ligada à defesa do meio ambiente … tivesse sido morta por causa da sua atuação”. O levantamento da ONG britânica aponta a América Latina como uma região perigosa e conflitante nas questões ambientais, com o ranking sendo liderado pela Colômbia com 60 militantes assassinados, grande parte indígena, e logo após o Brasil. A consultora da ONG Gabriella Bianchini aponta o alto número de mortes ligadas ao Brasil como fruto dos últimos 4 anos e da gestão governamental que desmontava agências de proteção indígena e incentivava garimpos ilegais. Assim, os dados mostram como a impunidade, os sucateamentos de agências de proteção, e governos que não se importam tanto com o meio ambiente criaram esta situação letal na América Latina, e principalmente no Brasil.

Fonte: DW Brasil

Militar reformado comete suicídio no Chile antes de ser preso pelo assassinato de Víctor Jara

30/08/2023

Durante a ditadura de Pinochet no Chile, diversos artistas foram caçados pelo governo militar e muitos até mortos, como por exemplo o cantor e militante Víctor Jara, morto em 1973. Na época, o artista foi preso na Universidade Técnica do Estado, onde também trabalhava, e após sessões de tortura, foi morto com 44 tiros. O supremo tribunal chileno julgou diversos ex-militares sobre crimes durante a ditadura de Pinochet, e dessa forma o Ministério Público decretou a prisão de Hernán Chacón, que pouco antes de ser preso acabou se suicidando. A investigação deste caso, condenou também mais outros sete ex-militares, pelo sequestro e morte do ex-diretor penitenciário Littré Quiroga, evidenciando a violência usada na ditadura implantada por Pinochet e outros militares.

Fonte: O Globo

Brasil Pode se tornar a 8ª maior economia do mundo em 2023, avalia economista da Austin Rating

04/09/2023

Apesar de previsões confiáveis, feitas por organizações internacionais como o FMI, de que o Brasil terminaria o ano de 2023 como a décima maior economia, alguns economistas preveem um futuro mais otimista. Alex Agostini, economista da Austin Rating, afirma que as previsões não estão mostrando de fato o crescimento econômico que o Brasil vem tendo, dessa forma, não representam o ranking correto. O economista avalia a expansão do PIB comparando com outros países e trazendo a economia brasileira de volta para as 10 maiores, podendo até mesmo ultrapassar países como Itália, Canadá e Rússia.

Fonte:<a href="http://<figure class="wp-block-embed is-type-wp-embed is-provider-cnn-brasil wp-block-embed-cnn-brasil"><div class="wp-block-embed__wrapper"> https://www.cnnbrasil.com.br/economia/brasil-pode-se-tornar-a-8a-maior-economia-do-mundo-em-2023-avalia-economista-da-austin-rating/ </div> CNN Brasil

Expansão do Brics e moeda comum

21/08/2023

O bloco que representa 40% da população mundial e 26% de toda a riqueza gerada no planeta começa, na terça-feira (22/8), uma reunião que especialistas e diplomatas acreditam que pode ser decisiva e ter impactos na geopolítica mundial. A Cúpula do Brics — grupo que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul — será realizada em Joanesburgo e pode definir se o bloco irá se expandir, um movimento visto com preocupação dentro e fora do grupo.Esta será a primeira reunião presencial dos chefes de Estado do Brics desde a pandemia de covid-19, que começou em 2020. Todos os líderes irão à cúpula pessoalmente, exceto pelo presidente russo, Vladimir Putin, que participará de forma virtual. Apesar de a expansão do Brics atrair a maior parte das atenções para a cúpula, a reunião também deverá ser marcada por outros temas como a possível criação de uma unidade monetária comum a ser usada entre os membros do grupo e, inevitavelmente, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Dessa forma, analistas e diplomatas ouvidos pela BBC News Brasil avaliam que a reunião pode ter efeitos importantes sobre a política e economia internacional tanto pela possível expansão do bloco quanto pela possível criação de uma alternativa ao uso do dólar em transações comerciais.

Fonte: BBC 

BRICS: Como Lula tenta Influência do Brasil no mundo

18/08/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a viajar para a África do Sul para a 15ª Cúpula do BRICS. A administração de Lula busca ampliar a influência global do Brasil por meio de várias estratégias. Essa iniciativa é vista como uma continuação dos esforços de sua presidência anterior para aumentar a visibilidade do Brasil no cenário internacional, focando em áreas como a reforma dos sistemas de governança global, a redução da dependência do dólar americano no comércio internacional, liderar discussões sobre mudanças climáticas e mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia. O plano de Lula para ampliar a influência internacional do Brasil é multifacetado. Abrange áreas como reformas diplomáticas, estratégias econômicas e liderança ambiental. Um dos focos é a agenda ambiental, onde o Brasil busca se tornar um jogador importante ao abordar questões como o desmatamento na Amazônia e a mitigação das mudanças climáticas. A abordagem de Lula para impulsionar a influência internacional do Brasil reflete uma combinação de aspirações históricas, crenças pessoais e considerações pragmáticas. Embora sua administração tenha determinadas estratégias, os resultados permanecem incertos e dependerão de vários fatores, incluindo o contexto global, a situação doméstica do Brasil e a eficácia de seus esforços diplomáticos.

Fonte: BBC 

Argentina: com megaevento, candidato de extrema-direita dá demonstração de força

10/08/2023

Javier Milei, pré-candidato da extrema-direita à Presidência da Argentina, reuniu uma multidão de cerca de 15 mil pessoas em um evento de encerramento de campanha na noite de segunda-feira (7) em Buenos Aires. As eleições primárias argentinas acontecerão no próximo domingo (13), e Milei lidera a frente “La Libertad Avanza” (A Liberdade Avança). Ele exortou seus apoiadores a votarem, alegando que uma Argentina diferente é impossível com os mesmos políticos de sempre. Milei, conhecido por sua retórica exaltada e propostas polêmicas, pode atrair parte do eleitorado conservador que não se sente representado pelos pré-candidatos da direita convencional, o que poderia levá-lo a um possível segundo turno. As eleições primárias, conhecidas como Paso, definirão os candidatos à presidência na Argentina, ocorrendo antes das eleições gerais marcadas para 22 de outubro. A participação nas primárias é obrigatória, e quem não votar enfrenta multas, a menos que apresente justificativas médicas ou de distância. O processo é considerado um teste de força política para os candidatos e partidos, e analistas acreditam que Milei poderia absorver parte do eleitorado conservador descontente com os pré-candidatos da direita convencional, o que poderia influenciar um eventual segundo turno das eleições gerais.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.