Oposição de Moçambique denuncia fraude em eleição local em meio a distúrbios
Data: 18/10/2023
As eleições municipais em Moçambique foram marcadas pela denúncia de fraudes por parte da Renamo, principal partido de oposição ao atual governo. Na capital Maputo, Ossufo Momade – presidente da Renamo – convocou manifestações de contestação aos resultados eleitorais, marcadas por intervenções policiais contra os protestantes. Os partidos Frelimo e Renamo travaram uma violenta guerra civil entre os anos de 1977 e 1992 e, desde o fim do conflito, o Frelimo venceu todas as eleições nacionais, além de possuir controle sobre a maior parte dos municípios. De acordo com o Africa News, a embaixada dos Estados Unidos em Maputo declarou que “há muitos relatos confiáveis de irregularidades no dia da votação e durante o processo de tabulação dos votos” e, em resposta, a Comissão Eleitoral de Moçambique afirmou que “todos os membros envolvidos em práticas ilegais serão responsabilizados se houver provas”.
Fonte: Africa News
Fonte: Africa News
Papa Francisco recebe no Vaticano o rei Letsie III, do Lesoto
Data: 18/10/2023
Na última quarta-feira, o Papa Francisco teve uma audiência com o rei Letsie, chefe de Estado do Lesoto. As discussões abordaram as boas relações entre a Santa Sé e o Reino do Lesoto, com destaque para o papel significativo da igreja local. O Lesoto, um país montanhoso na África com uma maioria cristã, foi o foco dessas conversas. Além disso, questões internacionais de interesse comum, como os conflitos na Ucrânia e na “Terra Santa”, bem como questões políticas, climáticas e de segurança na região sul da África foram discutidas.
Fonte: Vatican News
Fonte: Andressa Collet
Bispos da África Austral pedem: “Basta com a guerra, se respeitem os direitos civis dos inocentes”
Data: 19/10/2023
No dia 16 de outubro, ocorreu a conferência dos Bispos Católicos da África Austral (SACBC), que reúne os bispos de África do Sul, Botsuana e Essuatíni. Nela, foi pedido um cessar-fogo para a guerra na Faixa de Gaza, além de uma forma humana de enfrentar o conflito para evitar sofrimentos e vítimas. Ademais, foi feita uma declaração intitulada “Um apelo à mitigação da guerra na Terra Santa e à paz”, em que há a lamentação dos assassinatos injustificados de civis inocentes pelo Hamas e pelo governo de Israel, e um apelo “para o imediato restabelecimento do abastecimento de comida, eletricidade e da assistência sanitária para o povo palestiniano de Gaza”. Diante disso, os prelados finalizam rezando e clamando pelo apoio de suas paróquias por uma solução pacífica para a tensão de longa data entre as duas nações e por aqueles que perderam seus entes queridos, deslocados ou levados como reféns.
Fonte: Vatican News
Fonte: Vatican News
Xi Jinping, presidente da China, destaca avanços na cooperação com Moçambique e expressa o interesse em intensificar a parceria
Data: 20/10/2023
Durante um encontro em Pequim, na China, entre o primeiro-ministro moçambicano, Adriano Maleiane, e o presidente chinês, Xi Jinping, após o terceiro Fórum da Iniciativa Faixa e Rota, Xi Jinping expressou o interesse da China em melhorar a comunicação com Moçambique em plataformas internacionais. Ele também mencionou a disposição do país em impulsionar a implementação da Iniciativa para o Desenvolvimento Global, a Iniciativa para a Segurança Global e a Iniciativa para a Civilização Global. Além disso, o presidente expressou a disposição da China em colaborar com Moçambique para promover a industrialização da África e fornecer apoio por meio de planos com o objetivo de acelerar o processo de modernização. Nos últimos anos, a China tornou-se o principal credor e parceiro comercial do continente africano. De acordo com dados do governo chinês, o comércio entre China e Moçambique atingiu mais de 27 bilhões de dólares nos últimos 10 anos.
Fonte: O País
Fonte: O País
Angola e Quênia assinam acordo de cooperação para o desenvolvimento dos países
Data: 22/10/2023
Os presidentes de Angola e Quênia se reuniram no último sábado (21/10/23) em Nairobi, capital do Quênia, para discutir e acordar 11 instrumentos jurídicos que vão desde o “Entendimento sobre a Vida Selvagem (…)” à “Tecnologias de Informação, Petróleo e Gás, Academias Diplomáticas (…) e Desenvolvimento de Capacidades no Serviço Público.” O presidente angolano, João Lourenço, espera que esses acordos sejam benéficos especialmente para o comércio e a circulação de pessoas, por meio de uma nova ligação aérea entre Nairobi e Luanda, capital de Angola. Além de aprender a estimular áreas como o turismo (não tão desenvolvido em Angola, como no Quênia), o acordo é visto como uma maneira de priorizar a exportação entre países africanos, incentivando o desenvolvimento econômico do continente, que exporta, no geral, para outras regiões do globo. Os presidentes de ambos os países reafirmaram o compromisso de continuar uma cooperação mútua em diferentes setores e esperam que essa seja uma continuação de suas relações históricas que viabilize mudanças na atuação e interação entre seus povos.
Fonte: Jornal de Angola
Fonte: Dombele Bernardo
