Lula pede fim da “insanidade da guerra” com mortos latino-americanos em ataque do Hamas
18/10/2023
Ao ter conhecimento de que mais de uma dúzia de cidadãos latino-americanos foram mortos durante o ataque do Hamas, grupo nacionalista palestino e islamista, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, pede pelo fim da “insanidade” da guerra. A notícia sobre as vítimas, que incluem sete argentinos, dois brasileiros, dois peruanos, um colombiano e um paraguaio, foi confirmada pelo governo e imprensa latino-americanas, fazendo menção também de pelo menos quinze argentinos, três peruanos, dois mexicanos e um brasileiro como pessoas desaparecidas. Ademais, Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), menciona em discurso que “dezenas de reféns foram sequestrados por combatentes do Hamas”. Conricus termina por mencionar que este se torna então um desafio não exclusivo à Israel, mas que também afeta outras nações.
Fonte: The Guardian
O ‘falso profeta’ contra o papa: Argentina enfrenta choque de ideologias em eleição
1. Javier Milei, candidato à presidência da Argentina

18/10/2023
A Argentina enfrenta um choque de ideologias nas próximas eleições, com Javier Milei, um ex-treinador de sexo tântrico e defensor do anarcocapitalismo, emergindo como o favorito. O candidato, além de prometer transformar a Argentina em um paraíso libertário, reduzindo ao mínimo a assistência social e os impostos, se opôs fortemente ao Papa Francisco – o qual expressou sua preocupação com o surgimento de políticas insensíveis em seu país natal – chamando-o de “comunista” e criticando seus discursos conhecidos por promover a justiça social. Para mais, Milei também atrai eleitores descontentes com os partidos tradicionais de direita e peronistas, atraindo jovens desfavorecidos e utilizando sua plataforma para impulsionar propostas controversas, como os atos de legalizar a venda de órgãos corporais e dissolver serviços públicos gratuitos. Com estas propostas, o candidato obteve 30% dos votos nas primárias, tornando-se um candidato presidencial de destaque.
Fonte: The Guardian
PT sobe o tom contra Israel e eleva pressão sobre Lula
17/10/2023
Na segunda-feira (16), o PT divulgou uma resolução sobre o conflito entre Israel e Hamas. O partido disse na resolução que “todo e qualquer ato de violência contra civis, venham de onde vierem”, criticando a postura do Hamas e a resposta de Israel, acusando de vários crimes de guerra. A acusão da que Israel comete crimes de guerra e genocídio provocou uma resposta da missão diplomática. Assim, a embaixada comandada por Daniel Zonshine falou que “qualquer pessoa que pense que o assaninato bárbaro, a violação e a decapitação de pessoas é uma posição política, ou que se trata apenas de uma luta política legítima, possui uma extrema falta de compreensão da atual situação”. A Folha, entende que o novo atrito entre PT e a embaixada israelense tem potencial de ampliar o flanco que adversários do Planalto têm usado para criticar Lula, como forma de desgastar o governo.
Fonte: Folha de São Paulo
‘Argenchina’: por que Argentina desbancou Brasil e virou ‘queridinha’ da China na América Latina
16/10/2023
No mês de junho, o Ministro da Economia argentino e candidato à presidência, Sergio Massa, brincou com jornalistas em sua viagem a Pequim, que a Argentina deveria ser nomeada de “Argenchina”, devido aos novos possíveis investimentos bilionários entre os dois países, demonstrando a continuação de um histórico recente de estreitamento dos laços econômicos entre Argentina e China. Segundo dados do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), essa parceria chegou a desbancar o Brasil como o maior destino de investimentos chineses em 2022, que na Argentina corresponderam a US$1,34 bilhão, enquanto no Brasil chegaram a US$1,30 bilhão. Além disso, a Argentina, ano passado, foi o primeiro país latino-americano a aderir ao projeto desenvolvimentista chinês, chamado “Nova Rota da Seda”. Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, mesmo que o candidato de extrema-direita, Javier Milei, que já se opôs à China, vença as eleições, é difícil que haja um corte das interações entre os dois países. Isso estaria ligado à dependência do lado Argentino para com a China, pela sua escassez de dólares. Já pelo lado da China, se relacionaria a oportunidade de aumentar sua influência na América Latina e, para garantir recursos escassos, visto que, segundo o professor da Universidade de Boston, Jorge Heine, “Nesse sentido, a Argentina, com a sua enorme riqueza agrícola, é um parceiro óbvio”.
Fonte: BBC
A polêmica estratégia de impostos baixos com que o Paraguai atrai investimentos
10/10/2023
A regra que o governo paraguaio aplica a seus impostos se apresenta como bem simples, baseada na seguinte sequência 10-10-10, representando respectivamente o imposto sobre valor agregado (IVA), o imposto de renda de pessoa física e o imposto de renda das empresas, e mantendo a mesma alíquota para todos de 10%. Atualmente, com exceção do valor do imposto sobre valor agregado do Panamá, este é o percentual mais baixo em toda a América Latina, característica singular da política tributária paraguaia e que sofreu a transformação de se tornar um política também de Estado. Por fim, nas perspectivas dos governantes do país, é possível observar que esta regra serve como um dos pilares para o desenvolvimento econômico do país, inclusive para atrair investimentos vindos de outros Estados.
Fonte: BBC News Brasil.
