Clipping Cone Sul #93

Chile e Paraguai pedem ajuda ao Brasil para repatriar cidadãos em Israel 

10/10/2023

Mediante ao conflito insurgente entre Israel e Palestina, diversas vidas estão sendo ameaçadas pela extrema violência local. Nesse viés, os governos do Chile e do Paraguai solicitaram ajuda do Brasil para executar o resgate de seus habitantes que estão em território israelense. Assim, é muito provável que o governo brasileiro preste auxílio aos seus vizinhos latino-americanos através dos serviços da Força Aérea Brasileira (FAB). Todavia, o resgate priorizará os cidadãos brasileiros que também correm risco no local, principalmente aqueles que passavam pela área de conflito à trabalho ou passeio.

Fonte: G1

 Tiktok e economia: como Geração Z virou o motor da campanha de Javier Milei na Argentina 

18/10/2023

Está marcado para o fim de outubro as eleições argentinas e Javier Milei, do partido A Liberdade Avança (LLA), tem se destacado significativamente na corrida presidencial. Atualmente, os principais responsáveis pela grande relevância do candidato são os jovens da Geração Z. Muitos desses conheceram Milei há algum tempo, através de programas televisivos e redes sociais, principalmente o Tiktok. Assim, os vídeos do candidato chamaram a atenção desse grupo –  composto majoritariamente por homens jovens do interior, sem educação superior e desesperançoso em relação ao mercado de trabalho – levando-o a ser considerado como a esperança para ascensão argentina. Isso se deve, em grande parte, pela frustração para com os antigos governos do país, representados por Mauricio Macri (2015-2019) e Alberto Fernández (2019-2023), além das intensas crises socioeconômicas vividas pelo Estado em questão no início do século. Mediante o exposto, as promessas de Milei em prol da economia e segurança pública, áreas consideradas como carentes de aprimoramento, são vistas como essenciais para assegurar sua vantagem em relação aos outros candidatos.

Fonte: BBC

Eleições na Argentina: vice de Milei propõe rever indenização a vítimas da ditadura

25/10/2023

Victoria Villarruel, deputada e candidata a vice-presidente da Argentina junto de Milei, afirma que caso sua eleição se concretize, irá reavaliar as políticas de memória e indenizações a famílias afetadas pela ditadura militar do país sulamericano. Esta afirmação, causa uma mudança brusca, em como a Argentina identifica sua ditadura, e como enxerga este período militar, visto que o país cisplatino sempre foi elogiado por analistas de direitos humanos e pela comunidade internacional por ter levado à julgamento os militares que cometeram crimes e delitos contra os cidadãos, abusando de seu poder.

Fonte: BBC News Brasil

O que o Brasil tende a ganhar ou perder com a eleição de Massa, na Argentina

27/10/2023 

No campo econômico, as possíveis vantagens para o Brasil seriam: aumento do fluxo comercial entre os dois países (caso Massa estabilize a economia), fortalecimento do Mercosul e apoio para finalizar o acordo comercial entre o bloco e a União Europeia. Para Federico Servideo, o governo Lula estaria apoiando direta ou indiretamente a candidatura de Massa e, caso o peronista vença as eleições, esse apoio seria retribuído, principalmente devido a proximidade ideológica entre os grupos políticos que hoje comandam o Brasil com o grupo peronista ligado à Massa, isso facilitaria as relações bilaterais e as agendas focadas no âmbito do Mercosul, possibilitando a tentativa de avançar as negociações do acordo com a União Europeia. Especialistas políticos defendem, no entanto, que o Brasil enfrentará riscos com uma eventual vitória de Massa, pois há desconfiança sobre a capacidade que Massa tem de implementar medidas que retirem a Argentina da crise econômica, uma vez que ele já é o ministro da Economia do país e pertence a um grupo político ao qual é atribuído parte da responsabilidade pelo atual cenário. Há, também, uma indicação que a eleição de Massa não significa a entrada da Argentina nos Brics como certa, visto que para Ariel Goldstein, a suposta proximidade entre Massa e o governo dos Estados Unidos e divergências dentro do peronismo poderiam impedir a adesão da Argentina ao bloco. O argumento é de que, em tese, os Estados Unidos seriam contra o aumento da influência dos Brics, uma vez que o grupo inclui dois rivais geopolíticos do país: Rússia e China. Além disso, Massa é uma pessoa que diz que é representante dos interesses dos Estados Unidos na Argentina, o que pode levar a uma tensão dentro da própria estrutura do peronismo, entre aqueles que defendem a incorporação do país aos Brics e aqueles que estão mais alinhados com os Estados Unidos”, disse Goldstein.

 Fonte: BBC News Brasil

Brasil segue ONU e não reconhece Hamas como terrorista, afirma Lula

1 . Lula recebe jornalistas

Fonte: REUTERS/Adriano Machado

27/10/2023

Nesta sexta-feira, 27 de outubro, o presidente Lula fez um encontro com diversos jornalistas no Palácio do Planalto para conversar sobre assuntos importantes relativos ao seu governo. Dentre os temas abordados, o atual presidente afirma o posicionamento do Brasil em não considerar o grupo Hamas como organização terrorista, tendo em vista que o Conselho de Segurança da ONU também não o considera como tal. Entretanto, Lula reitera que as ações do Hamas são consideradas como atos terroristas e que o Brasil não compactua com tais atos, também feitos pelo primeiro-ministro de Israel. Por último, o presidente declara que, o governo brasileiro não poupará esforços para resgatar todos os brasileiros presentes na Faixa de Gaza, “Nós não deixaremos um único brasileiro ficar em Israel ou na Faixa de Gaza. Nós vamos tentar buscar todos, porque esse é o papel do governo brasileiro”.

Fonte: CNN

O que o Brasil tem a ganhar e perder com a eleição de Milei, na Argentina 

27/10/2023

Apesar da retórica crítica de Milei em direção ao governo brasileiro, o Brasil pode obter ganhos com a sua eventual vitória nas eleições de novembro. Para Silvio Campos Neto, economista e sócio da consultoria Tendências, “um ponto positivo talvez seja a possibilidade deles (argentinos) experimentarem uma mudança nos rumos na condução da economia que, ao longo de várias décadas, na verdade tem seguido uma linha na direção de um uso muito grande de mecanismos de estado para dar impulso econômico”. Sendo assim, a tese é de que se o receituário de Milei der certo e a Argentina superar a crise econômica, isso poderá ter efeitos positivos na economia brasileira, já que o Brasil é um grande exportador de produtos para o país. Portanto, se a macroeconomia Argentina se estabiliza, o Brasil ganha um mercado importante para as exportações de produtos industrializados, considerando que a Argentina é e tem sido o principal destino de produtos industrializados exportados pelo Brasil. Entretanto, a eleição de MIlei também poderia trazer perdas para o Brasil, principalmente no campo político. Com isso, analistas temem o desalinhamento ideológico entre Milei, que é de direita, e Lula, de esquerda, possa atrapalhar planos do governo brasileiro, visto que um dos planos brasileiros que Milei pode atrapalhar seria o ingresso da Argentina nos Brics, grupo inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Outra possível perda do Brasil em uma eventual vitória de Milei é uma demora ou até mesmo a inviabilidade do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, já que em 2019, o acordo foi fechado entre os dois blocos, mas ainda precisava passar por um processo de revisão jurídica e como o acordo vem sendo negociado pelos quatro países do Mercosul em conjunto, se Milei retirar a Argentina do bloco, como prometeu, isso poderia ter impacto no seu andamento.

 Fonte: BBC News Brasil

O que o Brasil tende a ganhar ou perder com a eleição de Massa, na Argentina

27/10/2023

No campo econômico, as possíveis vantagens para o Brasil seriam: aumento do fluxo comercial entre os dois países (caso Massa estabilize a economia), fortalecimento do Mercosul e apoio para finalizar o acordo comercial entre o bloco e a União Europeia. Para Federico Servideo, o governo Lula estaria apoiando direta ou indiretamente a candidatura de Massa e, caso o peronista vença as eleições, esse apoio seria retribuído, principalmente devido a proximidade ideológica entre os grupos políticos que hoje comandam o Brasil com o grupo peronista ligado à Massa, isso facilitaria as relações bilaterais e as agendas focadas no âmbito do Mercosul, possibilitando a tentativa de avançar as negociações do acordo com a União Europeia.Especialistas políticos defendem, no entanto, que o Brasil enfrentará riscos com uma eventual vitória de Massa, pois há desconfiança sobre a capacidade que Massa tem de implementar medidas que retirem a Argentina da crise econômica, uma vez que ele já é o ministro da Economia do país e pertence a um grupo político ao qual é atribuído parte da responsabilidade pelo atual cenário. Há, também, uma indicação que a eleição de Massa não significa a entrada da Argentina nos Brics como certa, visto que para Ariel Goldstein, a suposta proximidade entre Massa e o governo dos Estados Unidos e divergências dentro do peronismo poderiam impedir a adesão da Argentina ao bloco. O argumento é de que, em tese, os Estados Unidos seriam contra o aumento da influência dos Brics, uma vez que o grupo inclui dois rivais geopolíticos do país: Rússia e China. Além disso, Massa é uma pessoa que diz que é representante dos interesses dos Estados Unidos na Argentina, o que pode levar a uma tensão dentro da própria estrutura do peronismo, entre aqueles que defendem a incorporação do país aos Brics e aqueles que estão mais alinhados com os Estados Unidos disse Goldstein.

Fonte: BBC News Brasil

Fuga de cérebros: Brasil está perdendo talentos em inteligência artificial para exterior, diz ranking

30/10/2023

De acordo com conclusões retiradas da pesquisa feita pela Tortoise e coordenada por Joe White, historiador e cientista de dados da empresa e sua colega Serena Cesareo, The Global AI Index, o Brasil é um país que se sai bem quando o assunto é indivíduos de talento, porém muitos destes indivíduos acabam por trabalhar atualmente em empresas e governos estrangeiros. Uma comparação desta situação entre profissionais brasileiros é feita com países como a Índia, que também sofre com esta falta de retenção dos próprios cidadãos. Para mais, o estudo sendo mencionado aqui faz uma avaliação do mercado de inteligência artificial de 62 países diferentes, entre eles o Brasil que ficou em 35° lugar no ranking. Os principais fatores considerados são investimento, inovação e implementação, sendo estes pilares divididos em sete categorias: talento, infraestrutura e ambiente de operações (investimento), pesquisa e desenvolvimento (inovação), estratégia governamental e comércio (implementação). 

Fonte: BBC News Brasil

Crise de combustíveis se agrava na Argentina, e governo ameaça interromper exportações

30/10/2023

Desde a última semana de outubro, a Argentina vem sofrendo com a falta de combustíveis, como gasolina e diesel. Essa crise se agravou na segunda-feira, dia 30, devido a problemas internos com o refino do petróleo e a escassez de dólares, o que impactou diretamente no atraso das importações. Esse cenário fez com que o governo cogitasse interromper as exportações, gerando revolta por parte dos trabalhadores do setor de exportação. Além disso, a crise também está impactando negativamente o atual governo antes do segundo turno da eleição Argentina.

Fonte: G1

Ministro Elizalde: “Uma Constituição deveria ser um ponto de encontro e talvez um esforço maior deveria ter sido feito”

30/10/2023

No Chile, o Conselho Constitucional realizará uma votação acerca da proposta de uma nova constituição, pouco mais de uma semana antes da entrega oficial ao presidente Gabriel Boric. Ademais, o Executivo chileno terá a missão de iniciar o processo para realizar o “plebiscito de saída obrigatória”, no dia 17 de dezembro deste ano. A apresentada no título dita pelo Ministro da Presidência, Álvaro Elizalde, possui como base este cenário vivido atualmente pelo país, além de ser necessário acrescentar que é de extrema importância que os cidadãos do país vão às urnas e participem deste momento tão importante para a história do Chile. Por fim, é dito que pelo Ministro que o governo terá uma tarefa informativa, no sentido relacionado ao seu papel de desenvolver um referendo de alto padrão acerca de toda a campanha sendo feita. 

Fonte: CNNCHILE

Rejeição de acordo com UE é garantir defesa de valores, diz ministro

01/11/2023

O senado paraguaio, após longa deliberação, votou pela revogação do acordo de financiamento entre União Europeia e Paraguai para o programa de apoio à transformação do sistema educacional paraguaio. O acordo previa que os recursos da UE fossem destinados a ações que potencializassem o alcance dos objetivos traçados na política educacional. Entretanto, em Outubro deste ano, foram assinadas notas reinterpretativas por ambas as partes do acordo que causaram polêmica entre o povo paraguaio. Por incluir outras definições de família que não apenas a união entre um homem e uma mulher em seu ensino, muitos pais e associações religiosas se opuseram ao acordo, afirmando que ele estava introduzindo a ideologia de gênero nas escolas. Após essa repercussão, a votação para a revogação do acordo foi apresentada ao senado e aprovada, sendo necessária agora uma reelaboração do acordo. Após o resultado no senado, o ministro da Criança e do Adolescente, declarou em entrevista que o objetivo do governo é ter um texto que “respeite a nossa identidade, os nossos valores e os nossos costumes como paraguaios”.

Fonte: LaNación

Mauricio Macri lidera a campanha de Milei com duras críticas a Massa: “Ele faz política mafiosa, sombria e arrogante”

02/11/2023

Em evento que contou com a presença de empresários e líderes nacionais e internacionais, o ex-presidente argentino Mauricio Macri acusou o candidato governista à presidência, Sergio Massa, de fazer política de forma “obscura, prepotente, mafiosa e corporativa”, e reiterou seu apoio a Milei, candidato libertário de oposição. Macri foi além, e afirmou que “Ou somos a mudança ou não somos nada, por isso voto em Milei”. Destacou também que contrário à Massa, Milei “não governou, não roubou e não mentiu”, enquanto descrevia também a carreira política de Massa destacando sua hipocrisia ao ter declarado que acabaria com o Kirchnerismo, e posteriormente se aliando a eles. Com o apoio de Macri, Javier Milei ganha mais um aliado de peso à sua campanha política e torna ainda mais reais as chances de que o fenômeno bolsonaro se repita na Argentina, onde um candidato de extrema-direita, que fala atrocidades e possui ideias radicais seria eleito pelo desespero da população por mudanças. 

Fonte: Clarín

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.