Clipping África Austral #142

População de cinco aldeias foge com receio de ataques terroristas em Cabo Delgado

Data: 13/11/2023

As populações de cinco aldeias de Cabo Delgado, em Mocambique, abandonaram suas casas desde sexta-feira (11/11) devido à circulação de grupo terroristas na região. A fuga se deu nas aldeias de Novo Cabo Delgado, Linduaca, Chitoio e Mapete. A população deslocada foi acolhida por oficiais do exercito de Ruanda, que mantém um posto avançado na região. Oficiais confirmam o deslocamento da população e que estão verificando o nível de segurança dessas aldeias. A região de Cabo Delgado sofre há seis anos uma insurgência armada proclamada pelo grupo terrorista Estado Islâmico. Parte dos que fugiram relatam estarem separados de outros entes da família que estão abrigados em diferentes aldeias e pontos administrativos. Além disso, afirmam ter ocorrido pelo menos uma morte, como sinais de violência na comunidade de Muagamala, próximo ao distrito de Macomia. Lideranças locais confirmaram que as populações têm se deslocado por medo de ataques terroristas e afirmam que existe uma operação no momento para verificar a segurança nessas regiões abandonadas.

Fonte: DW

Fonte: Marco Longari/AFP/Getty Images

Crise econômica e corte de gastos no Malawi

Data: 16/11/2023

O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, anunciou medidas de austeridade para enfrentar a crise econômica no país. Ele suspendeu todas as viagens ao exterior para funcionários do governo, incluindo as dele próprio, até março do próximo ano. Ministros que estão fora do país foram orientados a retornar e qualquer viagem considerada necessária deve ser autorizada pelo presidente. Além disso, Chakwera reduziu em 50% os direitos de combustíveis para ministros e altos funcionários do governo. O presidente também cancelou sua participação na COP28 sobre mudanças climáticas em Dubai. Outras medidas incluem a orientação para um aumento salarial razoável para funcionários públicos e a redução do imposto de renda das pessoas físicas. O Malawi enfrenta uma crise econômica com escassez de combustível, preços inflacionados de alimentos e desvalorização da moeda local em quase 30%. Ainda, segundo Chakwera, para conter a crise, o Malawi receberá cerca de 174 milhões de dólares nos próximos quatro anos, além do retorno de apoio orçamentário direto de alguns parceiros internacionais. Um auxílio financeiro para o Projeto de Comercialização Agrícola do Banco Mundial e um apoio orçamentário da União Europeia e do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (AFDB) também estão previstos.

Fonte: Al Jazeera e Africanews

Lázaro Ckakwera

Fonte: Yves Herman

Grave situação de insegurança alimentar e nutricional afeta milhões de pessoas na SADC

Data: 16/11/2023

Durante a reunião anual das Redes das Áreas de Conservação Transfronteiriças (ACT), que ocorreu em Maputo, o diretor de Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Domingos Gove, divulgou que 57 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar e nutricional na SADC. Esse número equivale a 19% da população da região. Durante a reunião, Grove também apontou casos de países onde 30% da população passa fome, reforçando a gravidade da situação. Os fatores que estão relacionados com esse contexto envolvem várias questões, tais como os efeitos da pandemia da COVID-19, questões climáticas, guerras e, consequentemente, os impactos econômicos gerados. Tendo isso em vista, Domingos Grove argumentou que é necessário intensificar a produção e eliminar as barreiras na movimentação dos produtos agrícolas entre os países da SADC, a fim facilitar o acesso aos Estados-membros da organização diante da escassez de produção.

Fonte: O País

Pessoa segurando um frisbee

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Fonte: © Shutterstock 

Moçambique tem 851 mil deslocados devido à violência de grupos terroristas

Data: 17/11/2023

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a população de Moçambique conta com dois milhões de pessoas vivendo em situação de necessidade crítica de assistência e proteção. Em setembro desse ano, o país foi atingido pela violência de grupos terroristas, e em fevereiro e março, sofreu com o devastador ciclone tropical Freddy, que destruiu muitas infraestruturas e deixou milhares de pessoas desabrigadas, sendo um dos países que mais foram afetados do mundo. Dessa forma, o número de deslocados internos, oriundos dos impactos dos eventos climáticos e dos ataques terroristas, cresceu para 851 mil pessoas, das quais 51% são mulheres e crianças, e havendo ainda o registro de 571.468 repatriados, muitos deles com más condições de vida e falta de acesso a serviços básicos. Contudo, o alto comissariado defendeu que todos os movimentos de regresso dos refugiados serão realizados de forma voluntária, segura e digna.

Fonte: Diário de Pernambuco 

Fonte: Arquivo/Jornal Notícias

África do Sul pede investigação de Israel no TPI por crimes de guerra

Data: 17/11/2023

Procurador da África do Sul no Tribunal Penal Internacional submete requisição de abertura de investigação dos crimes de guerra cometidos por Israel no território da Palestina, na Faixa de Gaza. Em uma fala durante sua visita ao Qatar, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa declarou: “[n]ós ambos abominamos o que está acontecendo agora em Gaza, o que é, a essa altura, um campo de concentração e um genocídio”. Em curto seguimento, o porta-voz do partido ANC (African National Congress) anunciou que eles dariam suporte ao fechamento da embaixada israelense em Pretória, capital do país, na quinta-feira (23/11), e ao cessar imediato de relações diplomáticas com Israel. 

Fontes: Africa News e VOA News

Fonte: Alexander/Reuters

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.