Por: Bernardo Nonato Leite
FOTO: Rivera/AFP
01/11/2023
Justiça da Bolívia anula eleição de Evo Morales a comando de sigla esquerdista
A corte eleitoral da Bolívia anulou, no dia 31 de outubro, a escolha de Evo Morales para o comando do partido MAS (Movimento ao Socialismo). Tal decisão foi tomada pelo partido após um congresso, realizado em setembro.
Além da eleição de Evo (que pretende concorrer à presidência mais uma vez em 2025), o congresso foi responsável pela expulsão de Luis Arce, atual presidente da Bolívia e ex-militante do MAS, devido à sua ausência no congresso e crescente tensão entre Evo e Arce: o antigo líder acusou o atual governo de traição e corrupção.
Segundo a empresa Diagnosis, a reprovação atual de Arce está em 50%, e os círculos do partido acreditam fortemente que o atual presidente também irá buscar a reeleição em 2025.
Fonte: Folha de São Paulo
28/10/2023
Peru aposta em megaporto de U$ 3,6 bi para atrair agronegócio do Brasil
Um dos maiores portos de águas profundas da América Latina está sendo construído na cidade de Chancay, no Peru. O intuito do projeto é incluir o Peru no tráfego marítimo na costa do Pacífico da América do Sul, atualmente protagonizado por Chile, Equador e Colômbia.
O porto pertencerá a duas empresas: 60% vai para a Cosco Shipping, uma empresa estatal chinesa de transporte marítimo e logística, ao passo que os 40% restantes vão para a Volcan, uma empresa de mineração peruana. Além disso, ocupará um terreno de 280 hectares, com 1.5km de espaço de doca: espaço suficiente para atracar alguns dos maiores navios de carga do mundo. O custo total da construção será de 3,6 bilhões de dólares (R$6,5 bilhões)
O Brasil também deve se beneficiar do porto, já que proporciona acesso mais rápido aos mercados asiáticos para exportações e importações.
Apesar das perspectivas positivas das autoridades Peruanas, alguns observadores (incluindo autoridades dos Estados Unidos) demonstraram descontentamento com o projeto, temendo a influência chinesa no país.
Fonte: Folha de São Paulo
