Clipping Países Amazônicos #43

Por: Camila Gomes Barroso

FOTO: Reuters

31/10/2024

Bolívia acusa Israel de “crimes contra a humanidade” e corta relações diplomáticas

De acordo com a agência de notícias Reuters, o governo da Bolívia anunciou o rompimento das relações diplomáticas com Israel, com a alegação de que o Estado judeu estaria cometendo crimes contra a humanidade nos seus ataques à Faixa de Gaza, onde realiza uma ofensiva em resposta aos ataques do grupo terrorista Hamas ao seu território. Em 2009, durante a presidência de Evo Morales na Bolívia, o país também rompeu laços diplomáticos com Israel em protesto contra as operações militares em Gaza. No entanto, em 2020, o governo de Jeanine Áñez reafirmou novamente as relações diplomáticas com o país.

No dia 18 de outubro, o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia emitiu um comunicado condenando fortemente o bombardeio atribuído a Israel contra o Hospital Al-Ahli, em Gaza. Este ataque resultou em trágicas perdas de vidas e ferimentos entre a população civil palestina, incluindo um grande número de crianças. A Bolívia manifestou sua condenação de “todos os atos violentos” e expressou sua preocupação com a escalada de violência que, segundo eles, foi promovida por Israel.

Fonte: Gazeta do Povo

20/10/2023

PLD Space da Espanha espera o primeiro lançamento orbital no primeiro trimestre de 2026 da Guiana Francesa

A empresa espanhola de foguetes PLD Space planeja seu primeiro lançamento em torno da órbita da Terra realizado no território da Guiana Francesa no primeiro trimestre de 2026, depois de ter realizado o primeiro lançamento de foguete europeu totalmente de iniciativa privada no início do mês de outubro. A startup conseguiu lançar com êxito um foguete suborbital recuperável, o Miura-1, a partir de um local no sudoeste da Espanha. Embora não tenham conseguido recuperar o foguete após sua descida no mar, a empresa ressaltou que esse não era o principal objetivo do teste.

Os planos da PLD Space de lançar milhares de satélites de transmissão de internet nos próximos anos estão impulsionando o surgimento de novas empresas de foguetes. Esse setor é visto por alguns analistas como um mercado que pode atingir um valor de US$ 1 trilhão até 2030. Além disso, a empresa irá utilizar os dados coletados com o teste suborbital de 30 milhões de euros (US$ 32 milhões) para desenvolver o maior Miura-5, um lançador orbital completo. Até agora, eles identificaram 1.000 elementos de melhoria para desenvolver o Miura-5. Os esforços da Europa para aprimorar suas capacidades de lançamento de pequenos satélites ao espaço ganharam destaque após um lançamento sem sucesso de um foguete orbital pela Virgin Orbit a partir da Grã-Bretanha em janeiro de 2023.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.