Clipping Países Amazônicos #50

Por: Adrian Henrique Estevam

FOTO: De Ware Tijd

29/11/2023

Cenário favorável à Guiana pela exploração de petróleo e gás

Uma delegação de 4 parlamentares canadenses esteve, recentemente, na Guiana durante 5 dias para reuniões com o alto escalão do governo guianês a fim de estreitar os laços entre os dois países. O assunto discutido mais repercutido é referente à gestão de petróleo e exploração mineral no território guianês por parte dos canadenses.

Foi ressaltado a importância destes dois setores para a economia e indústria nacional, pois eles impulsionam o comércio e consumo local. Em 2021, foi aprovado pela Assembleia Legislativa um Ato que esboça e mapeia 40 tipos de setores que as empresas de serviços ligados à exploração de petróleo e gás, e seus subcontratados, precisam contratar, sendo 90% aluguel de espaços e escritórios, limpeza e comida, 95% do consumo de serviços de controle de pragas, além de seguros, serviços contábeis etc.

Fonte: Guyana Times

01/11/2023

Direção de Ministério no Suriname sob nova liderança

O ex-presidente do Conselho de Supervisão da Staatsolie, estatal petrolífera surinamesa, Herman Alendy, agora lidera o Ministério dos Transportes, Comunicações e Turismo (TCT). Apesar de ser indicado pelo presidente a assumir o cargo como diretor do ministério, Herman Alendy se mostrou contra a decisão pois não gostaria de assumir nenhum cargo político.

A diretoria foi criada para centralizar as operações das estatais surinamesas, após a renúncia do ministro vigente, Albert Jubitana, há 18 meses das eleições nacionais, não havendo tempo hábil para o novo ministro assumir e coordenar de forma satisfatória este cargo. Ademais, Alendy será uma base de apoio ao novo ministro, Uraiqit Ramsaran, na coordenação das atividades das estatais do país amazônico. O ex ministro Jubithana assumirá a implementação da Lei do Turismo no país e demais políticas de turismo, sua área de atuação.

Fonte: De Ware Tijd

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.