Clipping África Austral #148

Militares Sul Africanos ficam em Moçambique até o final do ano

Data: 24/04/2024

Por João Victor Maldonado 

O presidente Sul Africano, Cyril Ramaphosa, estendeu até 31 de Dezembro de 2024 o prazo para operações das forças armadas sul africanas em território moçambicano no combate ao terrorismo em Cabo Delgado na parte norte do pais. Em carta dirigida ao parlamento, Ramaphosa anuncia a extensão da Operação Vikela, nome dado pelas forças armadas, para combater a insurgência em Moçambique, tendo gasto até o momento 48 milhões de euros.

O presidente destaca que a extensão do tempo dos militares em Moçambique visa cumprir obrigações internacionais sul-africanas perante a SADC, no combate ao terrorismo. Grupo de militares da África do sul e de outros países que compõem a SAMIM, operação de estabilidade de Cabo Delgado comandada pela SADC. O cronograma final das tropas de Botsuana e Lesoto é até julho deste ano. 

As tropas da África do Sul estão em Moçambique desde de 2021. Em 2023, a SADC aprovou a extensão da missão até agosto daquele ano e depois até julho de 2024, promovendo um plano de retirada progressiva. Não se sabe ainda se mais países vão se retirar ou irão manter tropas em Cabo Delgado.

Fonte: DW

Fonte: DW

Autoridades do Lesoto devem prevenir ameaças contínuas contra jornalistas locais

Data: 25/04/2024

Por Kíria de Sá Ferraz Pereira

A Anistia Internacional insta as autoridades do Lesoto a tomarem medidas contra as alegadas ameaças feitas contra Phafane Nkotsi, jornalista e proprietária do Lesoto Tribune, após a publicação de denúncias de corrupção no Fundo de Contribuição Definida de Agentes Públicos. 

Notas ameaçadoras foram encontradas na redação do jornal, resultando em um ambiente de assédio e intimidação. A Anistia Internacional condenou veementemente essas ações, chamando-as de ataques à liberdade de expressão e de imprensa. Tigera Chagutah, diretor regional da Anistia Internacional, pediu às autoridades que garantam a segurança de Nkotsi e sua família, investiguem as denúncias e levem os responsáveis à justiça. 

Em resposta às ameaças, o governo do Lesoto anunciou o renascimento do Comitê Distrital Anticorrupção como parte dos esforços para combater a corrupção no país. 

Fonte: Jurist.org 

Fonte: Amnesty.org

Assembleia moçambicana altera leis eleitorais

Data: 01/05/2024

Por Nicole Caires Bolivar

No dia 30 de abril, o Parlamento de Moçambique aprovou medidas que alteram a legislação eleitoral, visando reduzir as fraudes e aumentar a transparência nos processos de votação.

Tais medidas foram aprovadas após um acordo entre parlamentares do partido governista (Frelimo) e do partido de oposição (Renamo). Vale lembrar que, em outubro de 2023, as eleições municipais do país foram marcadas pela denúncia de fraudes e pela contestação dos resultados por parte da Renamo.

Uma  das novas emendas permite que tribunais distritais e municipais ordenem a recontagem de votos.  Ainda, cada um dos partidos que participarem das eleições deve ter uma cópia dos editais e das atas, sendo esses documentos os mesmos dos de posse da seção eleitoral.

As novas medidas também preveem que a contagem dos votos deve ser assistida por observadores e pela mídia, conferindo mais transparência ao processo. A aprovação desse novo pacote legislativo tem como objetivo evitar a permanência de conflitos como os observados no último processo eleitoral.

Fonte: AllAfrica

 Fonte: Agência de Informação de Moçambique

Agência participa de missão internacional à África do Sul para debater o setor aquaviário

Data: 02/05/2024

Por Carolina Iglezias Tobias

Representantes da Agência  Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) se reuniram com membros da Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC) no 35° Congresso Mundial da associação na missão internacional da África do Sul para debater o setor aquaviário e que ocorre a cada quatro anos.

Os diretores presentes, Eduardo Nery e Wilson Lima Filho, debateram sobre as diretrizes estratégicas da PIANC e participaram de reuniões bilaterais com os representantes da associação da Bélgica e da China. As deliberações possibilitaram um canal direto de troca de informações entre as instituições e um maior conhecimento acerca dos projetos de ambos os países para o setor aquaviário. 

No Congresso, foi confirmada a realização do evento PIANC AMÉRICAS no Brasil em 2026, em que também terão sessões com a pauta PIANC COPEDEC, evento tradicional organizado pela associação dedicado ao debate de soluções de engenharia portuária e costeira nos países em desenvolvimento. 

A ANTAQ representa a PIANC no Brasil desde o ano de 2007, intensificando sua participação na associação nos últimos anos com a meta de ampliar seu alcance internacional do conhecimento técnico da Agência e contribuir para que o país consiga participar de maneira mais ativa na elaboração dos relatórios.

Fonte: GOV.BR

Fonte: GOV.BR

Tudo sobre o chef do primeiro restaurante halal de alta gastronomia da África do Sul

Data: 06/05/2024

Por Mariana Mendes Azevedo Reis

Halal é um termo do idioma árabe que faz referência a aquilo que é permitido, autorizado, lícito e legal de acordo com as regras estabelecidas pela Shariah, que rege os costumes e a vida dos muçulmanos. Assim, Halal também inclui a produção, armazenamento, comercialização e preparo de alimentos dentro dessas regras, para consumo dos muçulmanos.

E, foi após anos trabalhando como chef em outros restaurante e transformando seus menus em Halal, que o chef Anwar Abdullatief, aos 40 anos de idade, se tornou o dono do restaurante “The Happy Uncles”, o primeiro restaurante halal de alta gastronomia da África do Sul.

Abdullatief, cresceu na Cidade do Cabo e, apesar de grande parte da sua vida escolar ter acontecido após o fim do apartheid, ele frequentou uma escola em que não haviam estudantes brancos, sendo também a primeira escola de ensino médio para pessoas de cor, a oferecer aulas de culinária como uma matéria.

O chef participou então da primeira turma de culinária dessa escola ainda no ensino médio e, apesar de não ter conseguido boas notas, ele continuou preparando seus próprios pratos. Atualmente, Abdullatief, que também é um surfista, coleciona uma longa lista de clientes satisfeitos e ganhou, no ano passado, o prêmio Rising Star, um dos mais importantes prêmios de restaurantes da África do Sul.

Com estimados um milhão de muçulmanos vivendo na África do Sul, o restaurante, segundo Jermaine Esau, um colega do chef, é uma necessidade, uma vez que a comunidade muçulmana na Cidade do Cabo é enorme e os muçulmanos não iriam a lugares onde há vinho por perto.

Fonte: Al Jazeera

 Fonte: Al Jazeera

Namíbia progride no combate à transmissão do HIV de mãe para filho

Data:  07/05/2024

Por Thainá Carmo Silva

Na África Oriental e Austral estão contidos mais da metade dos casos de HIV e hepatite B do mundo. Só na Namíbia, mais de 200.000 pessoas apresentam o vírus, sendo que a maior parte desse grupo é formada por mulheres.

O país com seu alto índice de casos desses vírus, tem comemorado a disponibilidade de acesso ao tratamento, que levou a uma redução de 70% da transmissão para os bebês durante a gestação, nas últimas duas décadas. No ano de 2022, só 4% dos bebês nascidos de maẽs HIV positivas apresentaram o vírus e quase 80% dos bebês foram vacinados contra a hepatite B, o que tem um grande impacto na possibilidade de eliminação da transmissão.

Para chegar a esses resultados, o país investiu em serviços de pré-natal, saúde infantil e saúde sexual e reprodutiva no atendimento primário à saúde, que foram disponibilizados gratuitamente à toda a população. Ademais, a OMS (Organização Mundial da Saúde) concedeu ao país o estatuto de “nível prata” no progresso ao combate à hepatite e “nível bronze” no combate ao HIV.

Dessa maneira, é salutar a manutenção de lideranças políticas dedicadas à implementação e priorização à saúde pública, especialmente no que diz respeito à contaminação de bebês por HIV e Hepatite, para que a redução da transmissão seja mantida, até a possível eliminação destas patologias.

Fontes: AfricaNews e OMS

Fonte: OMS

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.