Clipping Países Amazônicos #64

FOTO: SCHNEYDER MENDOZA/AFP/AFP via Getty Images

Megapuerto de Chancay: Redução de Custos e Transformação Logística no Peru

Data 09/12/2024

Por Isabela Buters

A inauguração do Megapuerto de Chancay, financiado pela China, marca um avanço significativo na infraestrutura logística do Peru e na conectividade transpacífica. O projeto otimiza processos de transporte e reduz custos logísticos, o que pode resultar em queda nos preços de produtos importados, especialmente itens de consumo massivo e tecnológicos, como eletrônicos, veículos e equipamentos de telecomunicações. Essa redução nos custos beneficia diretamente os consumidores peruanos e amplia a oferta de bens no mercado local.

O porto, equipado com tecnologia avançada e processos automatizados, promete maior eficiência nas operações de carga e descarga, além de reduzir os fretes marítimos. Com isso, o Peru se consolida como um centro logístico estratégico na América do Sul, facilitando a distribuição regional para países como Chile, Colômbia e Equador, diversificando mercados e incentivando negócios locais. A estrutura também abre espaço para o crescimento de setores inovadores, como a montagem de veículos elétricos no país.

FONTE: https://larepublica.pe/economia/2024/12/08/estos-productos-de-china-podrian-bajar-de-precio-en-peru-tras-inauguracion-del-megapuerto-de-chancay-atmp-531784 


Governo colombiano cria visto especial para imigrantes venezuelanos 

10/12/2024

Por Giovanna Ornelas

Com a intenção de regular a situação de imigrantes venezuelanos na Colômbia, o Ministério de Relações Exteriores colombiano criou uma resolução que determina uma nova categoria de visto para a população do país vizinho, chamada V-Visitante Especial. 

A emissão do documento custa o total de 37 dólares e é aplicável aos imigrantes que chegaram ao país antes da publicação da resolução, que ocorreu no dia 4 de dezembro. Tendo o período de validade de dois anos, o visto concede direitos e benefícios aos venezuelanos, que podem regularizar sua situação migratória no país se tiverem a intenção de ficar permanentemente, sem enfrentarem sanções jurídicas ou outras complicações devido a sua irregularidade enquanto o visto está ativo. 

Dentre os benefícios que o visto propõe, é possível citar o acesso a atividades como turismo, intercâmbio acadêmico, trabalho formal ou autônomo, tratamento médico, entre outros. O documento não é permitido para pessoas detidas, que possuem antecedentes criminais, ordens de expulsão ou deportação, ou que sejam de qualquer outra nacionalidade. 

A Colômbia é um dos principais destinos de imigração para os venezuelanos, desde o agravamento da crise socioeconômica e política no decorrer dos últimos anos. O governo colombiano já criou diversas medidas anteriormente para a regularizar a situação dessas pessoas, entre elas o Estatuto Temporal de Protección de Migrantes Venezolanos (ETPV) e o Permiso por Protección Temporal (PPT). 

Soldado colombiano na ponte que liga o território boliviano ao colombiano. 

FONTES: https://cnnespanol.cnn.com/colombia/visa-v-colombia-venezolanos-orix
https://www.infobae.com/colombia/2024/12/10/visa-v-especial-para-venezolanos-en-colombia-conozca-los-requisitos-duracion-y-beneficios-del-documento/ 

PF desarticula esquema de R$ 2 bilhões de tráfico de drogas da Colômbia ao Brasil

Data: 16/01/2025

Por Júlia Assis Campos

A Polícia Federal desmontou um esquema gigantesco de tráfico de drogas que operava entre a Colômbia e o Brasil, movimentando cerca de R$2 bilhões em apenas dois anos. A operação, chamada de Siderado, foi realizada no Distrito Federal e em Goiás, e teve origem em uma investigação iniciada após a apreensão de 1,5 tonelada de drogas no Amazonas. Esse carregamento, que seria enviado para Brasília, foi a ponta do iceberg de uma rede criminosa bem articulada. 

O grupo usava empresas de fachada para esconder o dinheiro gerado pelo tráfico. Durante a operação, 19 pessoas foram presas, e mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Além disso, as contas bancárias de 38 suspeitos foram bloqueadas, e sete empresas envolvidas no esquema tiveram suas atividades suspensas. As investigações mostram que os criminosos tinham uma estrutura complexa para gerenciar tanto o transporte das drogas quanto o dinheiro sujo.

Entre os envolvidos estão membros de uma facção criminosa que atua fortemente na Bahia e em Sergipe. O esquema não era apenas sobre tráfico de drogas, mas também incluía casos de violência. Há relatos de tortura dentro da própria organização, com líderes punindo membros suspeitos de desviar drogas ou dinheiro.

Essa ação da Polícia Federal conseguiu um grande impacto ao tirar de circulação drogas, armas e bens de luxo ligados ao esquema. No entanto, as investigações continuam, já que a ideia é desmontar toda a rede e levar os responsáveis à justiça. Esse é mais um passo importante no combate ao tráfico internacional de drogas e às suas consequências para o Brasil.

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/centro-oeste/df/pf-desarticula-esquema-de-r-2-bilhoes-de-trafico-de-drogas-da-colombia-ao-brasil/

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.