REGIÃO NORTE DA AMÉRICA DO SUL
Texto Conjuntural # 2
Nova questão diplomática: Venezuelanos se abrigam na embaixada do Chile
Há meses a República Bolivariana da Venezuela tem sido palco de uma crise política com graves desdobramentos para a estabilidade econômica do país. Em meio a este cenário, um dos mais recentes acontecimentos é a entrada de venezuelanos na embaixada do Chile em Caracas, solicitando proteção ao governo chileno.
O primeiro caso confirmado foi de uma venezuelana, Elenis del Valle Rodríguez, no dia 29 de julho. Três dias depois, outros dois venezuelanos, Beatriz Ruiz e José Fdo Nuñez também se abrigaram na embaixada chilena, seguido por Zuleima Del Valle González, nomeada como juíza pela Assembleia Nacional da Venezuela e que estaria na embaixada chilena como hóspede desde 2 de agosto. Um outro venezuelano que não teve sua identidade revelada estaria também sob os cuidados do governo chileno, totalizando cinco pessoas nesta mesma situação.
O governo chileno mostra-se preocupado com o momento político que a Venezuela está enfrentando, observando que se faz urgente uma solução definitiva para esta crise que desola o povo venezuelano. Quanto aos hóspedes em sua embaixada, o governo do Chile se apresenta disposto a dar asilo a eles caso façam tal requerimento.
Vale observar que a presidente do Chile, Michelle Bachelet, já se pronunciou em outros momentos sobre a crise na Venezuela, condenando posturas antidemocráticas do governo venezuelano. Mais recentemente, Bachelet e o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, se alfinetaram depois que a chefe de Estado do Chile opinou sobre a crise venezuelana.
Diante disso, parece certo que o governo chileno está atento ao que acontece no outro país sul-americano e que suas opiniões não se alinham a postura adotada pelo governo chavista. Isto pode indicar que a administração de Bachelet não cooperará com o governo de Maduro tão facilmente acerca do futuro dos “hóspedes” que estão em território chileno, o que pode vir a se tornar um verdadeiro impasse diplomático entre ambos os países.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AGENCIA EFE. Magistrados venezuelanos vão para embaixada chilena em busca de proteção. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-08/magistrados-venezuelanos-vao-para-embaixada-chilena-em-busca-de>. Acesso em Agosto de 2017.
G1. Embaixada do Chile na Venezuela abriga opositores ao governo de Maduro. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/embaixada-do-chile-na-venezuela-abriga-opositores-ao-governo-de-maduro.ghtml>. Aceso em Agosto de 2017.
LA TERCERA. Maduro responde a Bachelet por dichos sobre Venezuela: “No se deje engañar Presidenta”. Disponível em: <http://www.latercera.com/noticia/maduro-responde-bachelet-dichos-venezuela-no-se-deje-enganar-presidenta/>. Acesso em Agosto de 2017.
O GLOBO. Governo de Nicolás Maduro nega golpe de Estado na Venezuela. Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/governo-de-nicolas-maduro-nega-golpe-de-estado-na-venezuela-21140899#ixzz4oiyCM1Gs stest Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/governo-de-nicolas-maduro-nega-golpe-de-estado-na-venezuela-21140899> Acesso em Agosto de 2017.
Vídeo: