Clipping África Austral #11

Ministros preparam agenda de chefes de Estado da SADC

Data: 23 de abril de 2018

Especialistas se reúnem  para decidir agenda da reunião da SADC, em Luanda, Angola, que ocorrerá na tarde de 23 de abril de 2018. Os pontos principais da agenda de discussão serão a situação política no Lesoto e na República Democrática do Congo (RDC), além da consolidação da democracia em países como Madagascar, Suazilândia (eSwatini), RDC e Zimbabwe, parte da África Austral.  Na reunião de hoje devem participar, igualmente, os chefes do Estado-Maior das Forças Armadas dos países que integram a Missão de Manutenção da Paz no Lesoto. Em 2 de dezembro, a SADC enviou um contingente militar, no âmbito da sua Missão de Contingência para o Lesoto, a pedido das autoridades locais. O efetivo é composto por 217 militares, 162 dos quais de Angola.

Fonte: Jornal de Angola

 

Rei africano surpreende súditos e muda nome do país

Data: 19 de Abril de 2018

Durante os 50 anos de aniversário do país, o rei Mswati III mudou o nome da Suazilândia para Reino de eSwatini. Alegando que quando está fora, as pessoas confundiam o nome do país, se referindo a este como Suíça, visto a semelhança dos respectivos nomes em inglês. Tal mudança revoltou grande parte da população, estes argumentam que o rei deveria se preocupar com problemas mais importantes para o país. O rei já vem sendo criticado por ativistas e manifestantes tem pedido a mudança de regime, sendo este, a última monarquia absolutista da África.

Fonte: BBC Brasil

 

Angola ainda tem tortura, prisões arbitrárias e impunidade, diz relatório dos EUA

Data: 21 de Abril 2018

No relatório sobre os Direitos Humanos em 2017, do Departamento de Estado norte-americano, duras palavras foram usadas para descrever a situação política e social da Angola. De acordo com ele, são habituais as formas de corrupção e de uma consequente impunidade nos casos envolvendo funcionários públicos do governo angolano. No seu aspecto social, o relatório também afirma que ainda são encontrados em Angola casos de tortura e espancamento por parte das forças policiais.

Fonte: Novo Jornal

 

África do Sul critica governo australiano por aviso de viagem a turistas

Data: 20 de abril de 2018

A África do Sul acusa a Austrália de emitir avisos de viagem falsos que podem “manchar” a imagem do país; o Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália, previne os seus cidadãos que pretendem viajar à região e se aterem devido aos riscos de crime e violência, como assassinato, estupro, assaltos e roubo de carros. Essa nota de prevenção foi emitida pelo governo da Austrália no início do ano.

Fonte: Veja


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.