Togo anuncia referendo e datas de eleições legislativas e locais
Data: 18 de setembro de 2018
Segundo o pronunciamento do chefe da comissão eleitoral nacional, Kodjona Kadanga, feito no dia 18 de setembro, as eleições locais e o referendo serão realizados em 16 de dezembro desse ano e, quatro dias depois, dia 20, serão realizadas as eleições legislativas. Kadanga apresenta otimismo com a nova fase do país após a mais recente crise política em Togo ser iniciada em agosto de 2017. A partir desse período, grandes manifestações contra o governo de mais de 50 anos da família Gnassingbe foram repetidamente realizadas pedindo uma reforma constitucional e o limite de dois mandatos para os presidentes. Iniciada com um golpe de Estado, a dinastia da família Gnassingbe começou em 1967 com Eyadema Gnassingbe, fazendo com que cerca de 7,5 milhões de habitantes do Togo não conheçam a vida sob outro governo.
Fonte: Aljazeera
Chefe da Agência Anti-Tráfico da Nigéria convoca líder espiritual para ajudar no combate ao tráfico de mulheres no país
Data: 20 de setembro 2018
Diante de táticas falíveis e um sistema burocrático lento, Julie Okah-Donli, chefe da Agência Anti-Tráfico da Nigéria (NATPIT), decidiu mudar de estratégia ao fazer uso de magia negra na tentativa de combater mais efetivamente o tráfico de mulheres que são enviadas para à Europa como escravas sexuais. As mulheres que encontram-se nessas condições são obrigadas a passar por um ritual de magia negra que as fazem ficar “presas” a seus traficantes até que paguem suas supostas dívidas. Desta forma, a intenção de Julie Okah-Donli e libertar tais mulheres e encorajá-las a denunciarem seus traficantes.
Fonte: Reuters
Guiné Equatorial: Polícia Federal apreende 16 milhões de dólares com filho de ditador da Guiné Equatorial
Data: 16 de setembro 2018
A Polícia Federal apreendeu 16 milhões de dólares e joias valiosas, totalizando 16 milhões de reais, com o vice- presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Mang, ao pousar em Campinas, São Paulo. Embora o avião seja oficial, sua viagem ao Brasil tem finalidade particular. Obiang justificou que o dinheiro foi trazido para custear despesas médicas e hospedagem, tanto para o vice-presidente quanto para sua delegação. No entanto, a Polícia Federal informou que investigará o caso, pois o dinheiro e as jóias, por seu alto valor, deveriam ter sido declarados às autoridades alfandegárias, o que não foi feito.
Fonte: El Pais
Banco Mundial autoriza suspensão de atividades de negociações do Skye Bank
Data: 24 de setembro 2018
Bolsa de valores nigeriana suspende negociações das ações do Skye Bank depois que o banco central permitiu tal operação. O banco é capitalizado pelo Banco Mundial desde 2016, quando foi apoiado com a injeção de 100 trilhões de dólares na condição de realizar mudanças internas no que tange a administração. No entanto, diante do fracasso dos acionistas do Skye Bank em recapitalizar o banco o Banco Mundial da Nigéria se posicionou destacando que o banco não pode continuar operando com capital originário de empréstimos. O FMI havia estabelecido um prazo para a Nigéria não mais permitir que os bancos fossem subcapitalizados. Segundo analista, essa ação foi correta e conterá consequências indesejadas no sistema bancário da Nigéria.
Fonte: Nasdaq