Ruanda divulga gabinete igualitário com 50% de participação feminina
Data: 19/10/2018
Há uma semana, Ruanda se tornou o segundo país africano a possuir um gabinete ministerial balanceado em questão de gênero. A partir de agora, 13 assentos, de um total de 26 ministérios, serão ocupados por mulheres. Ruanda se une a um pequeno conjunto de países, dos quais são em sua maioria europeus, que possuem gabinetes balanceados entre homens e mulheres. O presidente Paul Kagame disse nesta sexta que “O maior número de mulheres tomadoras de decisão leva à diminuição da discriminação de gênero e de crimes motivados por questões de gênero”.
Fonte: The Independent
Fonte: Huster/MSF
Surto de ébola na República Democrática do Congo não é uma emergência de saúde global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde
Data: 18/10/2018
De acordo com um comitê de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), o surto que atinge a República Democrática do Congo, que já possui 216 casos e 139 mortes, não se trata de uma emergência de nível global. Isso se dá porque o vírus não se espalhou para os países vizinhos. Apesar disso, o comitê frisou que o surto é um assunto sério e que a doença está sendo contida. A OMS acredita que declarar uma emergência global seria apenas prejudicial, causando dificuldades no acesso de suprimentos para as áreas afetadas. Ainda assim, a OMS recomenda que haja controle das entradas e saídas do país.
Fonte: All Africa