Texto Conjuntural: Norte da América do Sul #14 – RENFORESAP: NOVO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO AMBIENTAL ENTRE AS TRÊS GUIANAS

RENFORESAP: NOVO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO AMBIENTAL ENTRE AS TRÊS GUIANAS

O Escudo das Guianas é uma região localizada no norte da América do Sul, que se distribui entre as Guianas, isto é, Guiana, Suriname e o território da Guiana Francesa, além do Brasil, Colômbia e Venezuela. É um importante ecossistema, com importantes desdobramentos sobre a dinâmica climática do globo, e tem uma rica biodiversidade, incluindo um elevado número de espécies. O Escudo das Guianas apresenta, contudo, alta vulnerabilidade em razão dos riscos provenientes de uma ocupação desordenada a qual pode impactar tanto social quanto ambientalmente. (CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL, 2018).

Mapa 1: Limites do Escudo das Guianas

oi.pngFonte: Wikipedia.

Diante dessas condições particulares, três países da região – França, Guiana e Suriname – se reuniram e lançaram uma ação coordenada entre o Parque Amazônico da Guiana Francesa, a Comissão de Áreas Protegidas da Guiana e autoridades do Suriname com o propósito de incrementar a rede de proteção ambiental no Escudo das Guianas. Essa iniciativa, denominada RENFORESAP, pretende promover o desenvolvimento sustentável da região, dando o devido respeito às culturas locais, aos valores e aos estilos de vida das comunidades que habitam aquele espaço. (ST. LUCIA NEWS ONLINE, 2018).

Essa ação coordenada entre as três Guianas parte do pressuposto de que as mesmas compartilham desafios semelhantes e lidam com questões comuns, como ameaças à biodiversidade, necessidade de respeitar os povos originários, regular a exploração de recursos naturais dentre outros. Assim, cada um dos governos envolvidos desenvolveu consoante às suas particularidades, conhecimentos, técnicas e práticas distintas – mas potencialmente complementares – para lidar com essas questões de forma conjunta. (ST. LUCIA NEWS ONLINE, 2018; L’EUROPE EM GUYANE, 2018a). Sobre esse cenário, os três países resolveram estabelecer um programa de cooperação internacional pela qual propõem, pelo período inicial de três anos, a realização de troca de experiências entre os gestores das áreas de proteção ambiental. (ST. LUCIA NEWS ONLINE, 2018).

Inicialmente, os países designaram quatro áreas temáticas, isto é, quatro eixos de trabalho: o ecoturismo, a gestão durável de recursos naturais, a exploração ilegal de ouro e o comércio de animais. (PARC AMAZONIEN DE GUYANE, 2018).

Além das autoridades públicas ligadas à gestão das áreas de preservação no Escudo da Guiana, o RENFORESAP pretende envolver também as organizações não-governamentais (ONGs) relacionadas à proteção ambiental, como – mas não limitada a estas – a Conservação Internacional, a WWF Guianas e a Sociedade Zoológica de Frankfurt, e ainda a melhoria das condições de vida dos povos indígenas, ampliando o compartilhamento de práticas e ideias. (PARC AMAZONIEN DE GUYANE, 2018; ST. LUCIA NEWS ONLINE, 2018).

Para implementação dessa iniciativa foi previsto um orçamento de 662.000 Euros (seiscentos e sessenta e dois mil euros), sendo que 75% (setenta e cinco porcento) desse montante deve ser oriundo de fundos europeus, aplicado por meio do Programa de Cooperação Inter-regional Amazônico (Programme de coopération Interreg Amazonie – PCIA). (PARC AMAZONIEN DE GUYANE, 2018).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL. Escudo das Guianas. Disponível em:        <https://www.conservation.org/global/brasil/iniciativas-atuais/Pages/escudo-das-guianas.aspx >. Acesso em: 22 de out. 2018.

L’EUROPE EM GUYANE. RENFORESAP: renforcer le réseau des aires protégées avec le Suriname, le Guyana et le Brésil. Disponível em:                              <http://europe-guyane.fr/pcia/renforesap-renforcer-le-reseau-des-aires-protegees-avec-le-suriname-le-guyana-et-le-bresil >. Acesso em: 22 de out. de 2018.

L’EUROPE EM GUYANE. RENFORESAP Guyane – Suriname – Guyana. Disponível em: < http://europe-guyane.fr/europe-en-guyane/renforesap-guyane-suriname-guyana >. Acesso em: 22 de out. de 2018.

PARC AMAZONIEN DE GUYANE. RENFORESAP: c’est parti!. Disponível em: <http://www.parc-amazonien-guyane.fr/fr/actualites/renforesap-cest-parti&gt;. Acesso em: 22 de out. de 2018.

ST. LUCIA NEWS ONLINE. GUYANA: Guyana partnering with Surinamese to strengthen protected áreas in Guiana Shield. St. Lucia News Online. Disponível em: https://www.stlucianewsonline.com/guyana-guyana-partnering-with-surinamese-to-strengthen-protected-areas-in-guiana-shield/ >. Acesso em: 22 de out. de 2018.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.