Texto Conjuntural: Norte da América do Sul #16 – A Crise da Venezuela assola o mundo

A Crise da Venezuela assola o mundo

A Venezuela vive hoje uma crise política e humanitária de grandes proporções, que tem afetado as condições de vida de sua população, provocando uma escassez de alimentos, medicamentos e além dos movimentos migratórios sem precedentes que afetam toda a América Latina.

A crise política do país tem gerado um grande impacto social sobre a população local que vem enfrentando situações de penúria desde 2010, quando o governo de Nicolás Maduro direcionou esforços para assumir o controle da distribuição de alimentos em seu território. O resultado, segundo o correspondente internacional Damien McElroy, foi uma catástrofe econômica com um aumento dos preços dos alimentos e uma insuficiência da oferta de recursos básicos. (MCELROY, Damien, 2010, The Telegraph)

Um dos principais fatores de preocupação a respeito da crise humanitária, é a falta de medicamentos, resultado da inflação descontrolada que assola a nação e que subiu o preço dos mesmos em mais de um milhão por cento em 2018, segundo a Assembléia Nacional venezuelana (ELLSWORTH; COHEN, 2018, Reuters). Tal aumento foi ocasinado pela elevação dos preços das matéria primas, fazendo com que os laboratórios nacionais sejam incapazes de suprir a demanda interna por medicamentos. (MACEDO, Letícia, 2019, G1)

O governo Venezuelano, no entanto, ainda não reconhece a existência de uma crise humanitária no país e tem recusado a entrada de medicamentos e recursos enviados por vários países como o Brasil, a Colômbia e os Estados Unidos, sob o argumento de que a ajuda humanitária se trataria de uma estratégia norte americana para retirar o presidente Nicolás Maduro do poder. Enquanto isso, carregamentos de países como China e Rússia, apoiadores do governo de Maduro, foram recebidos em fevereiro, o que alarmou o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó e o restante da oposição local, que suspeitam que os interesses desses países se resumem à conquista do mercado de medicamentos venezuelano. (MACEDO, Letícia, 2019, G1)

Referências:

ONU News. América Latina e Caribe enfrentam “crise migratória sem precedentes”. Disponivel em: <https://news.un.org/pt/story/2019/01/1655982&gt;.

Telegraph UK. Chávez pushes Venezuela into food war. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/southamerica/venezuela/7849749/Chavez-pushes-Venezuela-into-food-war.html&gt;.

Reuters. Venezuela annual inflation tops 1 million pct in november. Disponível em: <https://www.reuters.com/article/us-venezuela-economy/venezuela-annual-inflation-tops-1-million-pct-in-november-congress-idUSKBN1O91WT&gt;

G1. Escassez de remédios assola Venezuela enquanto prossegue impasse sobre ajuda humanitária. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/22/escassez-de-remedios-assola-venezuela-enquanto-prossegue-impasse-sobre-ajuda-humanitaria-internacional.ghtml&gt;


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.