Clipping África Austral #35

Crise eleitoral no Malawi: Polícia prende ativista após pedido de protesto antigoverno

Data: 11/03/2020

O Malawi teve as eleições presidenciais de 2019 anuladas pela corte Constitucional do país devido a comprovação de fraudes eleitorais que elegeu o então presidente Peter Mutharika. Os protestos contra o governo vinham sendo feito desde do ano passado e, após a decisão da Corte, marchas até a residência presidencial também foram organizadas como forma de pressionar o presidente a assinar o projeto de lei para a realização de novas eleições.  Os ativistas foram fortemente repreendidos e acusados de infringir o Código Penal do país com as marchas para as residências oficiais. As prisões foram condenadas pela Anistia Internacional e os membros da Coligação dos Defensores de Direitos Humanos (HDRC), organizadores de vários dos protestos, as chamaram de ilegais e articuladas por políticos do partido do presidente.

Fonte: Al Jazeera

Zambianos se preparam para falta de água apesar das chuvas recentes

Data: 12/03/2020

As recentes chuvas que atingiram o território zambiano não foram suficientes para chegar a um quarto da capacidade máxima do maior lago artificial do mundo. Especialistas disseram que, mesmo com o período chuvoso, o que foi perdido em três anos com a severa estiagem não é reposto apenas com a taxa de pluviosidade de poucos meses. Sob mesma problemática, o lago Kariba é uma usina hidrelétrica que produz energia para metade da Zâmbia e pode ser interrompida caso não haja mudança no quadro pluvial, vítima da crise climática que instala-se mundialmente.

Fonte: The Guardian

Covid-19: África do Sul declara estado de desastre nacional e fecha parcialmente a fronteira

Data: 16/03/2020

No domingo, o presidente, Cyril Ramaphosa, anunciou o estado de desastre nacional sul africano. Essa medida foi tomada devido à presença de casos no interior do país, de forma que o estado de emergência possibilita que o governo desenvolva respostas rápidas para o controle do surto. Ainda, o país restringiu a entrada de pessoas vindas dos locais de risco como Itália, Irã e Coreia do Sul.

Fonte: Deutsche Welle

Zimbábue e Namíbia declaram emergência nacional devido ao vírus

Data: 17/03/2020

Mesmo que a África subsaariana tenha um número reduzido de casos confirmados do Covid-19, diversos países vêm tomando medidas de prevenção devido ao receio que seus sistemas de saúde não comportem um surto pandêmico. O Zimbábue, por exemplo, que não registrou nenhum caso, baniu eventos de grandes grupos e planeja fechar algumas fronteiras.

Fonte: Bloomberg

Governo angolano encerra fronteiras devido a Covid-19 

Data: 18/03/2020

O presidente angolano, João Lourenço, assinou um decreto repleto de medidas para conter a disseminação da Covid-19. Dentre as medidas, chama-se atenção para o fechamento das fronteiras aéreas e terrestres a partir do dia 20 de março de 2020, sendo proibida a entrada e saída de voos comerciais e privados. Apesar disso, navios de cargas têm permissão de atracar nos portos, mas os tripulantes só são autorizados a descer caso haja urgência. Esse decreto vale por quinze dias mas é sujeito a prorrogação.

Fonte: Angonotícias

Namíbia mantém a fronteira aberta apesar do coronavírus

Data: 19/03/2020

O país, que conta com somente 2 casos confirmados do Covid-19, sendo ambos imigrantes espanhóis, está adotando medidas brandas de contenção à pandemia global, como a quarentena voluntária e algumas restrições aos eventos nacionais, como a cerimônia de posse do novo presidente e as celebrações dos 30 anos de independência.

Fonte: Jornal de Angola

África do Sul confirma 150 casos de infectados pela Covid-19

Data: 19/03/2020

Após uma reunião com líderes religiosos, o presidente sul africano, Cyril Ramaphosa, divulgou o novo número de infectados pelo Covid-19, contando com 34 casos a mais, chegando a 150. A partir disso, reforçou a importância do isolamento social, de evitar locais com mais de 100 pessoas e alertou sobre o aumento do risco de infecção, cogitando a possibilidade desta contagem extrapolar e não ser possível seu controle.

Fonte: BusinessTech

Sistema de saúde da África do Sul ameaçado por crise de coronavírus

Data: 21/03/2020

De acordo com as últimas informações, o sistema de saúde da África do Sul já está sofrendo dificuldades diante da pandemia do COVID-19. Diante disso, começa-se a temer que a situação do país possa se agravar ainda mais com dificuldades advindas desta pandemia, sendo quecerca de 240 pessoas já foram infectadas até agora.

Fonte: Al Jazeera

Agricultores do Zimbabué recorrem a soluções inteligentes para combater as mudanças climáticas

Data: 21/03/2020

Diversos moradores que sobrevivem da agricultura no Zimbábue têm passado dificuldades devido à seca que tem ocorrido em várias regiões, resultando em más colheitas. Agricultores de Lupane vêm encontrando novas soluções a fim de diminuir esse impacto. Segundo Linda Ncube, pequena agricultora da região, quando a seca começou a prejudicar o fornecimento de alimentos há dois anos, a população começou a se preocupar se havia condições em continuar com a colheita até o fim. Devido à baixa capacidade da barragem e à mudança constante do clima, encontraram soluções por meio de auxilio de ONGs, as quais lhes forneceram capacitação e ajuda técnica, modificando a vida de mais de 30.000 pessoas em mais de três distritos diferentes. A diretora regional do PNUD relatou que “a seca não pode ser evitada, mas pode ser prevista – e, prevendo-a, o impacto pode ser reduzido (desse modo), reduzindo as necessidades humanitárias”.

Fonte: Al Jazeera


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.