A ponte entre Brasil e Guiana Francesa
A ponte entre Brasil e Guiana Francesa foi inaugurada em março de 2017, seis anos após sua conclusão, devido a atrasos nas obras complementares de acesso rodoviário. A obra que marca a fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa – território ultramar francês, foi anunciada oficialmente em 1997 pelos presidentes da França e do Brasil à época, Jacques Chirac e Fernando Henrique Cardoso respectivamente. Com um custo para ambos os governos de US$ 30 milhões (R$ 118,5 milhões), a ponte foi construída com base na premissa de que impulsionaria o intercâmbio e o desenvolvimento destes rincões perdidos do Brasil e da França.
A ponte entre a cidade de Oiapoque e o povoado francês de Saint-Georges se estende por quase 400 metros sobre o rio Oiapoque, no Amapá. Cerca de 600 pessoas participaram da inauguração da obra. Em complemento, o Brasil também se comprometeu a pavimentar a BR-156 entre Oiapoque e Macapá, que tem um longo trecho de terra, barro e buracos em seus 595 km de extensão.
No entanto, existem impasses para que essa construção represente não só fisicamente, mas também politicamente uma “ponte entre o Brasil e a França”. Um deles é a falta de acordo sobre os seguros para os veículos que cruzarem a ponte, já que, do lado francês, as exigências e os custos são bem maiores, porque seguem o padrão europeu. Outro ponto significativo é a demanda do Brasil de que a França dê fim à exigência de visto para os brasileiros que entram na Guiana Francesa, onde a polícia controla rigorosamente a estrada para Caiena, melhor pavimentada do que a brasileira. Por outro lado, a França quer evitar a entrada em seu território de imigrantes sem documentos e garimpeiros de ouro ilegais, mas muitos brasileiros dizem que o tratamento é desigual, pois os franceses não precisam de visto para entrar no Brasil.
Por fim, a pintura da ponte descasca, a iluminação está deteriorada pela umidade, e alguns perguntam se a obra está em condições de uso, mesmo depois de inaugurada. Isso exposto, prevalecem os desafios e as dúvidas quanto a uma real aproximação física e aumenta o ceticismo quanto a um estreitamento em outros âmbitos tais como político, econômico e diplomático.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Portal Amazônia. Ponte entre Brasil e Guiana Francesa é inaugurada. Disponível em:<<http://amazonia.org.br/2017/03/ponte-entre-brasil-e-guiana-francesa-einaugurada/>> Acesso em Junho de 2017 .
Portal Uai. Inaugurada ponte entre Brasil e Guiana Francesa. Disponível em: <<http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2017/03/18/interna_nacional,855402/inaugurada-ponte-entre-brasil-e-guiana-francesa.shtml>> . Acesso em Junho de 2017
BBC Brasil. A ponte entre Brasil e Guiana Francesa que ninguém pode cruzar. Disponível:<<http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160103_ponte