Clipping Golfo da Guiné #5

Togo: Protests break out despite ban

Data: 16/04/2018

Demonstrations of opposition to the government have been shown in Togo since the past year, mostly due to the fact that Gnassingbé Eyadema’s family has ruled the country for over 50 years. Over the past few months several protesters were sent to jail and there were even deaths calculated. The president of Ghana made an attempt to mediate the hostilities and the protests were interrupted in February, but in the beginning of March the turmoil began once more; hence the government issued a ban on all riots, putting the military on the streets with tear gas and barricades.

Fonte: DW

Aid groups in Congo fear political tensions could impede their work”

Data: 26/04/2018

No dia 13 de abril houve uma Conferência nas Nações Unidas em Genebra com fins de arrecadar fundos para o Congo, tendo como resultado cerca de 530 milhões de dólares recebidos para o país. No entanto, algumas semanas antes do evento, o governo congolês decidiu boicotar a conferência sob a justificativa de que mostraria uma má imagem da República do Congo para o mundo e o Presidente do país não compareceu. Assim, com a criação de uma Agência para o gerenciamento do Fundo Humanitário, declarada pelo Presidente dias depois da Conferência em Genebra, os grupos de ajuda internacionais e do próprio Congo acreditam que pronunciamentos podem prejudicar seu trabalho no país.

Fonte: IRIN

Gabão retira suas tropas em missão das Nações Unidas

Data: 10/03/2018

O país requisitou nesta quinta feira um pedido de retirada das tropas na República da África Central. Segundo o ministério da defesa a manobra é necessária para “dar ao país um retorno progressivo da paz e da estabilidade”.

Fonte: news24

EUA diz que Governo de STP viola direitos humanos e que a corrupção é um problema no país

Data: 24 /04/2018

Em 21 de Abril de 2018 em um artigo da Agência Portuguesa de notícias – LUSA, informa ao público são- tomense a oposição dos Estados Unidos da América sobre os direitos humanos e liberdade democrática em São Tomé e Príncipe, visto que apresentam problemas que violam os direitos fundamentais do homem na unidade prisional como: superlotação, prisioneiros preventivos com prisões prolongadas convivendo com detentos condenados, além de  provimento precário do acesso a recursos para a saúde e alimentação. Com relação à corrupção o relatório expressa acerca da falta de transparência do governo, policiais ineficientes para promover a segurança dos cidadãos, censura ao acesso da internet em órgãos de comunicação social e funcionários públicos engajados em práticas corruptas.

Fonte: TELA NON

ONU critica deportações forçadas de refugiados nigerianos em Camarões

Data: 24/04/2018

Refugiados nigerianos e requerentes de asilo que fogem da violência do grupo terrorista Boko Haram continuam a ser deportados de Camarões, informou na sexta-feira (20) a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). O organismo internacional ressaltou a necessidade de garantir a proteção daqueles que fogem de perseguições e da instabilidade na Nigéria, visto que, “esses retornos são uma violação ao princípio que proíbe as deportações forçadas e de não devolução”, afirmou o ACNUR.

Fonte: ONUBR

 

GHANA SUPPORTS DIPLOMATIC STEPS TO SOLVE ISSUES OF TWO KOREAS—PRESIDENT

Data: 24/04/2018

Em um encontro entre o representante da República da Coréia e o presidente de Gana Nana Addo Dankwa Akufo-Addo na Jubilee House em Accra, Akufo-Addo afirmou que apóia totalmente o processo diplomático em andamento para restabelecer as relações entre as duas Coréias. Além disso, ele ressaltou as relações sociais, econômicas e políticas que existe entre seu país e o asiático há quatro décadas. Destacando que os dois países conseguiram independência no mesmo momento, entretanto alem do Estado asiático estar no momento da independência num nível mais avançado suas políticas econômicas resultaram em um desenvolvimento, no decorrer dos anos, mais acentuado que o que o africano e que por essa razão a Coréia do Sul deve ser um exemplo a ser seguido por Gana. Nesse âmbito as parcerias já existentes foram reforçadas também houve a promoção de novos canais de cooperação internacional.

Fonte: Governo de Gana

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.