Clipping Grandes Lagos #15

Tribo étnica Maasai na Tanzânia é desalojada de suas terras por interesses privados de empresas turísticas

Data: 10/05/2018

A tribo Maasai é formada por um grupo de pastores e vivem nas savanas no norte da Tanzânia, em Loliondo, um dos principais pontos turísticos do país. Mas de acordo com o relatório divulgado pela organização think tank (grupo de reflexão), The Oakland Institute, o governo de Dodoma teria mandado incendiar as casas dos massais e expulsá-los de suas terras, dificultando assim o acesso deles aos pastos onde criam seus animais e possuem plantio e a poços de águas. Ainda de acordo com a organização, o motivo desse desalojamento são os interesses turísticos que duas grandes empresas privadas possuem pelo lugar, já que as terras habitadas pela tribo Maasai são perto do Parque Natural Serengeti. A organização de Direitos Humanos Survival International, ressaltou que tal ato “poderá significar o fim dos Massais”. A Secretaria de Turismo do Governo da Tanzânia negou as acusações e garantiu que o governo está em busca de melhorar a qualidade de vida da tribo, buscando modernizar os métodos de pastoreio dos Maasai.

Fonte: Diário de Notícias

República Democrática do Congo declara novo surto do ebola

Data: 10/05/2018

Cartaz ebola
Cartaz no Congo alerta população para evitar o contato com animais e pessoas mortas ou doentes (Alexandra Lesieur/AFP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS), através da declaração oficial do Governo da República Democrática do Congo, confirmou no dia 08 de maio, terça-feira, que o país vive um novo surto do vírus ebola. A cidade de Bikoro, na província de Equateur é o epicentro deste novo surto, e nas últimas 5 semanas foram relatados cerca 21 casos, sendo dezessete desses letais. No comunicado feito pelo Ministério da Saúde do país, foi confirmado que este está trabalhando junto à OMS e aos Médicos sem Fronteiras para reduzir a perda de vidas. A maior preocupação atual é impedir a propagação do ebola para as cidades e países vizinhos, e dessa maneira a OMS liberou cerca de 1 milhão de dólares para ajudar nas atividades do governo em Bikoro para conter o vírus.

Fonte: VEJA

Quênia e Etiópia fazem acordo bilateral sobre comércio e segurança

Data: 07/05/2018

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, e o Primeiro Ministro etíope Abiy Ahmed em visita ao país, acordaram o estabelecimento de uma comissão bilateral que favorece o comércio e a segurança dos cidadãos de ambos os países. A reunião foi pautada nas discussões em torno de um estabelecimento de um cronograma com resultado satisfatórios a fim de fazer com que os povos dos dois países se beneficiarem da relação amigável. Kenyatta e Abiy também discutiram sobre Acordo de Compra de Energia, no qual o Quênia importaria até 400MW da Etiópia anualmente, e sobre questões de segurança e estratégias antiterroristas para vencerem a luta contra o Al Shabaab.

Fonte: Africa News

 

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.