Membros do Grupo Atlântico Sul marcam presença no seminário “Teoria e Metodologia das Relações Internacionais: Perspectivas no Brasil”

Foi realizado nos dias 17 e 18 de maio de 2018 o seminário “Teoria e Metodologia das Relações Internacionais: Perspectivas no Brasil” pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas no campus Coração Eucarístico.

Ao longo dos dois dias de evento ocorreram diversas mesas redondas sobre as principais linhas de pesquisa de Relações Internacionais que contavam com a participação de professores do departamento e professores convidados de várias universidades do país. A coordenadora do Grupo Atlântico Sul, professora Taiane Las Casas, coordenou a mesa de Economia Política Internacional (EPI), onde a professora Fernanda Cimini (UFMG) apresentou um panorama da pesquisa em EPI no Brasil nos últimos anos e o professor Alexandre Leite (UEPB) compartilhou alguns dos desafios concretos que surgem durante o processo de pesquisa em EPI.

Por sua vez, na mesa de Política Internacional coordenada pelo professor Javier Vadell o professor Onofre dos Santos Filho, também membro do Grupo Atlântico Sul, apresentou uma leitura crítica de textos fundamentais de Relações Internacionais e Ciência Política, evidenciando como se trata de uma seleção etnocêntrica de conceitos e perspectivas que impede a discussão de temas relevantes para a área que acabam sendo ignorados pelas teorias tradicionais. A apresentação da professora Ana Carolina Delgado (UNILA), permitiu um interessante diálogo nesta perspectiva, ao tratar do processo de pesquisa da sua tese de doutorado que procurou entender as relações entre diversos protagonistas no processo de descolonização da Bolívia caracterizados por diversas identidades étnicas e de classe, analisando, assim, a permanência de mentalidade e de práticas coloniais entre os mesmos.

Por fim, a mostra de iniciação científica contou com a apresentação de banner de três alunos do Grupo Atlântico Sul. O aluno Pedro Leão, junto com Ana Beatriz Sullato, apresentaram a pesquisa “O Papel da Cooperação Internacional para o fomento dos programas de transferência de renda na África Subsaariana”. A aluna Larissa de Paula Albuquerque Corrêa apresentou a pesquisa “Atuação do governo queniano no campo de refugiados Dadaab” e a aluna Nathalia Antonieta de Campos Avellar apresentou a pesquisa “O objetivo “África com forte identidade cultural, patrimônio comum, valores e metas de ética para 2063″ como contribuição à projeção africana no Sistema Internacional”.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.