Clipping Chifre da África #9

Inundações afetam quase meio milhão de pessoas na Somália, diz ONU

Data: 15/05/2018

Um encadeamento de fortes chuvas afetou algumas regiões na Somália, que meses atrás passou por um longo período de estiagem. As fortes chuvas inundam as zonas mais baixas, onde se encontram os campos de deslocados internos, e já deixaram mais de 175 mil pessoas desalojadas. A previsão era que este fenômeno viria de forma mais branda, por conta disso a ONU está atualmente tentando angariar mais fundos para ajudar a região com um status emergencial.

Fonte: Nações Unidas 

Unicef anuncia liberação de 200 crianças soldado no Sudão do Sul

Data: 18/05/2018

Na última quinta-feira mais 210 crianças soldados foram soltas no Sudão do Sul onde atuavam nos exércitos rebeldes na guerra que já dura 5 anos. Há meninas e meninos dentre os resgatados, e a Unicef após a cerimônia do resgate trabalha com a reintegração destas crianças, além do cuidado com sua saúde e de sua recuperação em casa com suas famílias. A agência possui a expectativa de resgatar 1000 crianças nos próximos meses, mantendo-se na missão, uma vez que a estimativa é de que cerca de 19 mil menores sirvam a grupos armados.

Fonte: Nações Unidas

Maior campanha de vacinação de gado em curso no Sudão do Sul

Data: 22/05/2018

Os criadores de gado do Sul-sudaneses passam por uma grave situação de perigo frente à diversas doenças que atacam seus rebanhos. O cenário é tão preocupante que coube à FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) intervir com campanhas de vacinação de gado e treinamento adequado à indivíduos para tratarem da saúde animal, que além de ser prejudicial aos bichos podem ser transmissíveis às pessoas.

Fonte: Nações Unidas

Sudão se manifesta acerca de acusações de apoio a oposição armada Eritreia

Data: 23/05/2018

No dia 14, o Ministério de Informação da Eritreia fez uma declaração acusando Sudão, Etiópia e Catar de fornecer apoio a grupos de oposição jihadistas para desestabilizar a segurança no país do Chifre da África. Informações estas baseadas em um suposto  acordo que teria acontecido durante a recente visita do primeiro ministro da Etiópia em Cartum. A vista disso, em 23 de maio o ministro de relações exteriores do Sudão declarou que a afirmação Eritreia contem informações fabricadas, exortando o governo eritreu a resolver suas diferenças internas sem implicar o Sudão.

Fonte: Sudan Tribune

Exercito do Sudão do Sul acusa rebeldes de violação do cessar-fogo.

Data: 23/05/2018
O Exercito popular de libertação do Sudão do Sul (EPLS) acusou as forças de oposição armadas lideradas por Riek Machar de violar o acordo de cessar-fogo assinado pelas facções beligerantes na Etiópia. Tal acordo se refere à crise no Sudão do sul e o inicio de uma guerra civil em 2013, que mesmo com um acordo de paz assinado em 2015, havia retornado às hostilidades para então a promoção de um novo cessar-fogo em 2017. A acusação ocorre logo após o acordo das partes em se comprometer novamente com o acordo de cessar-fogo assinado em dezembro de 2017, levando o bloco da África Oriental a pedir uma sessão extraordinária para considerar as medidas punitivas que devem ser tomadas contra os infratores do acordo de cessação de hostilidades no Sudão do Sul.

Fonte: Sudan Tribune / Xinhua News


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.