Clipping Grandes Lagos #17

As mudanças climáticas e o excesso de chuvas no Quênia

Data: 10/05/2018

A estação chuvosa que, inicialmente, mostrou-se benevolente para com a agricultura queniana constitui, agora, uma preocupação para o país africano. A região oeste do território tem sido a mais afetada e, em Nakuru, ao menos dez pessoas foram mortas durante uma tempestade na quarta-feira, 09/05. O aumento do volume de chuva na parte leste do continente africano é consequência do aumento da temperatura do Oceano Índico que, por sua vez, é resultante das mudanças climáticas.

Fonte: Al Jazeera

Tensão no Burundi após referendo sobre reforma constitucional

Data: 22/05/2018

Por meio de um referendo realizado no dia 17 de maio, os poderes do atual presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, foram extendidos de cinco para sete anos. Além disso, muitas das atribuições de seu vice foram transferidas ao presidente. Agathon Rwasa, líder oposicionista, alega que o processo de votação ocorreu de forma não democrática, sendo marcado por medidas de intimidação por parte do governo. Pierre Nkurunziza ocupa a presidência do país desde 2005, tendo sido reeleito para um terceiro mandato, inconstitucional, frente aos protestos e repressões policiais em 2015.

Fonte: Al Jazeera

Crise sanitária na República Democrática do Congo

Data: 23/05/2018

 

Twenty-seven people in DRC have died this month from the Ebola outbreak [Louise Annaud/Medecins Sans Frontieres via AP]
Vinte e sete pessoas da RDC faleceram neste mês em decorrência do surto de ebola (Louise Annaud e os Médicos sem Fronteiras via AP)

Após a reaparição do vírus Ebola no início do mês  no território congolês,  a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou a comunidade internacional sobre o risco potencial  de expansão da doença. A organização, juntamente com os países transfronteiriços da República Democrática do Congo, planeja dar uma resposta com o objetivo de impedir a proliferação da doença na região. De acordo com a agência das Nações Unidas (ONU) responsável pela saúde, a taxa de fatalidade do Ebola tem chegado à 50%, atentando-se para o fato de que a doença ainda não apresenta cura comprovada.

Fonte: Al Jazeera

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.