Clipping Golfo da Guiné #8

Nigéria: Lost childhood: Boko Haram victims gripped by thoughts of revenge

 Data: 16/09/2018
Crianças afetadas pela violência do Boko Haram sonham em ser soldados para se vingarem do grupo fundamentalista islâmico pela brutalidade causada a seus familiares. Esse pensamento é muito comum entre as crianças da ONG Education Must Continue Initiative (EMCI) situada no nordeste da Nigéria, que em suas brincadeiras fingem serem soldados e que estão matando membros do Boko Haram. Das 2,6 milhões de pessoas que fugiram de suas casas com medo do Boko Haram, 1,4 milhão delas eram crianças, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Muitas dessas crianças estão crescendo acreditando que ser soldado é ser invencível, e acreditam que assim podem ajudar o governo a combater o terrorismo e ao mesmo tempo vingar a morte de seus familiares e pessoas próximas.

Fonte: Aljazeera

Joseph Kabila anuncia que deixará a presidência da República Democrática do
Congo

Data: 08/08/2018
Após 17 anos à frente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila anunciou que deixará a presidência em dezembro, quando ocorrerá a eleição presidencial no país. A notícia agradou organizações internacionais como as Nações Unidas e a União Africana que haviam pedido a Joseph Kabila que deixasse a presidência do país pois este já estava no cargo pelo tempo máximo que a constituição permite. As eleições deveriam ter ocorrido em dezembro de 2016, quando acabou legalmente o último mandato de Kabila, mas um possível conflito entre facções rivais locais durante a votação culminou na suspensão da mesma. Atualmente, a maior preocupação dos líderes e da população civil do país é para que haja uma transição de governo segura e dentro da lei.

Fonte: The New York Times

Separatistas querem impedir presidenciais nos Camarões

Data: 09/09/2018

Os separatistas anglófonos organizaram uma manifestação em Bamenda, uma cidade localizada na região noroeste do país. Expulsaram civis de múltiplos ônibus, ameaçando-os com armas, e destruíram os veículos. Algumas pessoas também foram obrigadas a remover de suas identidades as cores da bandeira de Camarões. Os tumultos começaram em 2016, quando alguns profissionais de língua inglesa buscavam reformas para uma maior autonomia, uma vez que estavam inseridos em um país de maioria francófona. Posteriormente, os separatistas passaram a exigir a independência das regiões anglófonas.

Fonte: DW

Tanque de gasolina causa explosão no norte do Estado de Nassaraua, na Nigéria.

Data: 10/09/2018

O incidente ocorreu neste dia 10 de setembro quando o tanque descarregava o combustível em um posto de gasolina. Foram confirmadas 35 mortes e mais de 100 pessoas feridas, segundo o diretor interino da Agência Estatal de Gerenciamento de Emergências. A maioria das mortes foi causada devido ao fato de que as pessoas se aproximaram do local para ver o que estava acontecendo. Caso semelhante ocorreu em junho quando um petroleiro também explodiu na região.

Fonte: New York Times

Surto de Ebola na República Democrática do Congo

Data: 14/09/2018

Número de pessoas vitimadas pela ebola na República Democrática do Congo aumentou segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de mortos chega a 92 pessoas enquanto os casos de contagio atingem 137 indivíduos. A Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), considerando as condições instáveis do país providenciou a abertura de um centro de atendimento especializado na doença. A vacinação já vem sendo ofertada às pessoas afetadas o que, segundo a OMS, tem contribuído para o progresso do combate a doença. Todavia, ainda é necessário ampliar essa oferta principalmente aos familiares que cuidam dos afetados sem as devidas proteções, ao ainda aos indivíduos que se encontram afastados ou em áreas onde operam grupos armados irregulares.

Fonte: EBC

O chefe de Estado da Costa do Marfim em Doha para uma visita oficial

Data: 16/09/2018

No dia 15 de setembro deste ano o presidente da República da Costa do Marfim, Alassane OUATTARA desembarcou em Doha a convite de Sua Alteza Sheikh Tamim Bin Hamad Al Thani, Emir do Qatar com o intuito de dialogar com empresários marfinenses e do Catar sobre finanças, energia e indústria. Para além, presidirá juntamente com Emir do Qata a cerimónia de assinatura de acordos de cooperação entre a República da Costa do Marfim e o Estado do Quatar voltado para fomentar o desenvolvimento dos países. Durante essa visita oficial de 48 horas o chefe de Estado da Costa do Marfim irá visitar o Museu de Arte Islâmica e o canteiro de obras do Metrô de Doha.

Fonte: @bidj@n.net


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.