Clipping Chifre da África #19

Sudão do Sul é acusado de crimes de guerra

Data: 19.09.2018

O Sudão do Sul foi acusado pela Anistia Internacional de cometer crimes de guerra contra civis do país no começo desse ano. Aproximadamente 100 testemunhas foram entrevistadas, e afirmaram que mulheres, idosos e crianças sofreram abusos físicos ou mortes brutais durante uma ofensiva realizada por militares. Outros relatos foram feitos de que a violência militar contra inocentes existe desde o começo da guerra, á 5 anos, sendo um conflito que gerou o maior número de refugiados desde o genocídio de Ruanda.

Fonte: Al Jazeera

Conselho de Segurança da ONU faz declaração acerca do desenvolvimento da região do Chifre da África

Data: 22.09.2018

A declaração congratulou os últimos acordos de paz e amizade entre Etiópia e Eritreia, e também entre Eritreia e Djibuti, ambos acordos moderados pelo Rei Salman Abdulaziz da Arábia Saudita. Foi observado pelos membros do CSNU que esses desenvolvimentos representam um marco histórico e significativo com consequências positivas de longo alcance para o Chifre da África e além. Eles elogiaram os líderes da região por sua sabedoria e coragem em seu contínuo esforço para resolver disputas e pediram a eles que sustentassem esses recentes esforços e ganhos com vistas a abrir um novo capítulo de cooperação, garantindo assim mais paz, estabilidade na região.

Fonte: Nações Unidas

Governo Etíope deve lidar com abusos à meninas acusadas de bruxaria

Data: 24.09.2018

Milhares de meninas e meninos na Etiópia sofrem com a cegueira e o temor de uma suposta maldição que elas carregam. Além de terem que arcarem com a doença, são excluídas da sociedade, da família, tem dificuldades de ir à escola e frequentar espaços públicos e, para as meninas, a situação segue mais dramática, possuindo a estimativa de 1 em cada 3 já terem sido abusadas sexualmente. O tratamento é muito caro e longe da realidade de muitas famílias, e tal situação se mostra mais um desafio ao governo do recém-eleito primeiro ministro.

Fonte:  Al Jazeera

Movimento Popular de Libertação do Sudão na Oposição acusa exército do Sudão do Sul de violações do cessar-fogo

Data: 24.09.2018

Dois dias após um encontro dos líderes sudaneses em Cartum, lutas intensas configuraram as relações entre o exército do Sudão do Sul e o Movimento Popular de Libertação do Sudão da Oposição (MPLS-O) nas regiões de Equatoria e Unity. Segundo o porta-voz adjunto do MPLS-O, Lam Paul Gabriel, o exército do governo atacou suas posições em Mirmir e Kuok payams no estado de Liech do Sul e na área de Mundu, município de Lainya no estado do rio Yei.

Fonte: Sudan Tribune

Premio Nansen é destinado á médico Sul Sudanês pela ACNUR por servir refugiados

Data: 25.09.2018

“The Nansen prize” é o premio concedido anualmente pela ACNUR para quem se destacou em serviços aos refugiados, e, o médico Evan Atar Adaha’s do Sudão do Sul foi reconhecido por junto de sua equipe, realizar 60 cirurgias por semana em um quarto com apenas uma luz, e contando com a escassez de materiais básicos no hospital Adaha´s Maban que se localiza na cidade de Bunj. O hospital atende mais de 144,000 refugiados do Estado do Nilo Azul.

Fonte: Africa News

 

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.