Clipping África Austral #16

África do Sul atinge número recorde de partidos concorrendo às eleições de 2019

Data: 20 de março de 2019

As próximas eleições que ocorrerão na África do Sul, no dia oito de maio, contam com representantes de quarenta e oito partidos disputando o voto nas nove províncias do país. Serão eleitos 400 membros da Assembleia Nacional que decidirão se o atual presidente Cyril Ramaphosa continuará no poder. Entre as diversas opções, alguns partidos enfrentam situações polêmicas como o Black First Land First e o Front Nasionaal que foram acusados de atos racistas e, por consequência, podem ser impedidos de concorrer às eleições. Vale-se ressaltar que os partidos assinaram o código de conduta da Comissão Eleitoral da África do Sul (IEC), a fim de garantir que o sufrágio ocorra de forma justa.

Fonte The South African

 

O ciclone que atingiu Moçambique antes de continuar para o Zimbabué e o Malawi, deslocando centenas de milhares de pessoas

Data: 22 de março de 2019

Quase uma semana depois do Ciclone Idai ter atingido três países no Sul da África, há uma constante preocupação no suprimento de alimentos e doenças transmitidas pela água, segundo Celso Correia, ministro do Meio Ambiente e da Terra de Moçambique. O número de mortos no país aumentou para mais de 200, segundo estimativas que podem ultrapassar de 1000 desaparecidos. Habitantes de um dos lugares afetados estão preocupados em como sobreviver ao restante do ano, já que sobrevivem da agricultura na região. Visto que tudo foi devastado, organizações internacionais estão fornecendo ajuda humanitárias aos atingidos.

Fonte: The New York Times

 

Político da África do Sul preso em matança de delator

Data: 22 de março de 2019

Mluleki Ndobe, político de alto escalão do Congresso Nacional Africano (CNA), foi preso por ter conexão com o assassinato de um membro do mesmo partido, Sindiso Magaqa. É a morte da maior autoridade da onda de assassinatos políticos que varre a África do Sul desde 2016, reforçando o declínio que o CNA vem sofrendo nos últimos anos. Ndobe havia dado uma polêmica declaração, afirmando que era melhor durante o regime do Apartheid quando se conhecia claramente o inimigo, isto é, o regime injunsto, já que agora não se tem clareza de onde pode vir um inimigo.

Fonte: The New York Times 

 

Mortes em mina na Zâmbia

Data: 22 de março de 2019

Dois trabalhadores morreram no acidente cometido na terça-feira (19) em uma mina da Glencore, em Zâmbia, fazendo com que a empresa suspenda sua produção até a solução do caso. A Mopani Copper Mines é uma das maiores empresas de mineração no país e a segunda maior produtora de cobre na África.

Fonte: The New York Times

 

Angola e EUA prometem cooperar com vantagens recíprocas

Data: 18 de março de 2019

A parceria estratégica foi um dos temas mais reiterados pela recente visita técnica do sub-secretário de Estado norte-americano John Sullivan durante a sua visita técnica a Luanda. Foram abordados vários domínios de cooperação e arranjos entre os dois países. Ainda que a relação bilateral já seja bastante madura, foram reforçados alguns sectores vitais aos dois estados. Os Estados Unidos se ofereceram para ajudar Angola no recente combate à corrupção, com medidas como ajudas para a recuperação de fundos a serem repatriados ao país, conforme orientou nos últimos meses o presidente angolano João Lourenço. Outros temas abordados foram em áreas como segurança, turismo, além de questões ligadas à política internacional e direitos humanos.

Fonte: Angola Press

 

Moçambique: sem comida e abrigo após ciclone Idai

Data: 21 de março de 2019

Já no segundo dia de luto, moçambicanos atingidos pelo ciclone “Idai”, relatam falta de comida. Descrito como uma das “maiores cheias da história” do país, 400 mil pessoas estão desalojadas em Beira e precisam de assistência alimentar. Segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), 200 mil das 347 mil pessoas em risco estão localizadas no distrito de Buzi, em Sofala. Unicef, União Africana, União Europeia junto com o governo britânico anunciaram ajuda humanitária.

Fonte: Deutsche Welle

 

Zimbábue busca por desaparecidos no Ciclone Idai

Data: 22 de Março de 2019

A reportagem mostra a ação conjunta de parentes e comunidade, com equipamentos simples, buscando seus entes queridos e demais pessoas da comunidade em meio a lama e destroços consequentes do Ciclone Idai. É uma região que conta com pouco apoio externo, ainda esperando por equipamentos mais avançados e ajuda na procura de seus desaparecidos.

Fonte: BBC News


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.