Clipping África Austral #19

África do Sul: Quão comuns são os ataques xenófobos?

Data: 7 de abril de 2019

Ataques contra estrangeiros na África do Sul têm aumentado, segundo dados do Centro Africano de Migração e Sociedade desde 1994. O aumento dessa violência pode afetar negativamente a campanha política que ocorre no país até as eleições de maio.

Fonte: BBC News 

Agricultura busca autossuficiência alimentar na Angola

Data: 10 de abril de 2019

Angola poderá atingir, nos próximos cinco anos, a autossuficiência alimentar em quase todos os produtos agrícolas, como resultado dos programas em curso de apoio à agricultura familiar. Tal resultado decorre de um aumento das áreas de cultivo e da subvenção do preço dos combustíveis.

Fonte: Angola Press

Zambianos entram com ação judicial em tribunais ingleses contra companhia responsável pela poluição de uma mina em Cooperbelt

Data: 10 de abril de 2019

Moradores relataram que mina administrada por subsidiaria da empresa britânica foi responsável por causar mortes e doenças. O caso foi levado por 1.826 moradores da região de Chingola, na província de Copperbelt, na Zâmbia, afirmando que o afluente da mina a céu aberto polui o fornecimento de água. É a segunda maior mina a céu aberto do mundo, e os zambianos conquistaram o direito de buscar reinvindicação por meio dos tribunais ingleses.

Fonte: The Guardian

Na Zâmbia, a pobreza e a exclusão social estimulam a gravidez na adolescência

Data: 11 de abril de 2019

Dados da UNICEF apontam que na Zâmbia, três em cada 10 mulheres jovens com idade entre os 13 e 19 anos começam a ter filhos, resultando assim que cerca de 29% abandone a escola. Além da gravidez, DSTs e HIV são muito altas devido à ociosidade das crianças, se tem como exemplo a presença de instalações precárias na ilha Mbabala, que abriga 2.000 pessoas, fazendo com que as crianças praticam sexo em idade precoce.

Fonte: Aljazeera

Zimbábue pede ajuda financeira após Ciclone Idai que causou seca

Data: 9 de abril de 2019

Zimbábue solicitou uma ajuda de 613 milhões de dólares em auxílio de doadores locais e estrangeiros a fim de cobrir as importações de alimentos, e ajuda na crise humanitária depois de uma seca ter afetado o Leste do país, além do ciclone Idai ter agravado a situação. Tal contexto prejudicou severamente as plantações, deixando cerca de 15 milhões de pessoas necessitadas.

Fonte: The New York Times

Moçambique: Governo precisa de 44,3 milhões de euros para reflorestamento e combate ao desmatamento

Data: 10 de abril de 2019

No dia 10 de abril, em Maputo, ocorreu uma conferência internacional sobre mudanças climáticas que reuniu diversos especialistas da Plataforma de Monitoria, Desmatamento e Gestão Florestal que integra 166 países, onde os participantes defenderam a preservação de florestas e mangais afim de evitar fenômenos ambientais como o que ocorreu recentemente. O Diretor Nacional Adjunto do ‘Mitarde’ , Imed Falume, conta que o ciclone Idai foi “consequência direta das mudanças climáticas”, visto que um desastre climático tão grande assim como este jamais foi visto no hemisfério sul. Falume informa que para implementar o programa de reflorestamento no país, é preciso de cerca de 50 milhões de dólares, e por enquanto estão com uma área por volta de quatro mil hectares reflorestada no país.

Fonte: Deutsche Welle

Depois do Ciclone Idai, previsão de crescimento econômico anual para Moçambique decresce

Data: 12 de Abril de 2019

Segundo Adriano Maleiane, ministro da Economia e Finanças, a previsão de crescimento econômico de Moçambique em 2019 era de 3,8%, mas depois do ciclone a previsão caiu para, no máximo, 2,8%. Ademais, o ciclone prejudicou o setor agrícola moçambicano, que representava 23% do PIB do Estado. Também a infraestrutura de transporte e comunicação foi danificada com o ciclone. O ministro também disse que se espera ajuda internacional a reconstrução do país.

Fonte: África 21 Digital

Blecautes retardam crescimento econômico da África do Sul

Data: 12 de abril de 2019

Pouco mais de um ano depois de Cyril Ramaphosa assumir a presidência sul-africana e menos de um mês antes de novas eleições gerais, o país enfrenta uma crise de energia elétrica. Os blecautes são impostos pela estatal Eskom, envolvida, assim como outras, em escândalos de corrupção. O desempenho insuficiente de usinas de carvão é uma das causas das interrupções de carga. Analistas e políticos esperam que esta crise e a corrupção por trás de estatais como a Eskom influenciem o resultado das próximas eleições.

Fonte: Estadão

Vazamento de gás provoca incêndio em plataforma petrolífera no Soyo

Data: 05 de abril de 2019

No passado dia 05 de Abril, uma plataforma de petróleo sofreu um acidente no município do Soyo, província do Zaire, em Angola. Fontes locais apontam que houve um possível vazamento de gás em um dos blocos pertencentes à plataforma. O comando provincial do Zaire, com sede na cidade de Mbanza-Congo, desde já relatou a ocorrência de dois feridos, que recebiam assistência médica e medicamentosa, em uma das clínicas locais. É a primeira vez que se registra um acidente de grande envergadura no sector petrolífero em Angola. Já foram orientadas medidas de contenção de impacto ambiental, proteção das populações que se avizinham para que este acidente não afete gravemente o município. Outras fontes apontam que o incêndio já foi controlado, agora cuida-se da questão do impacto ambiental no município e na população.

Fonte: Gazeta Uigense


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.