Clipping Cone Sul #19

Argentina formaliza sua saída da UNASUL

Data: 12 de Abril de 2019

xINFOCHPDPICT000080179995.jpg.pagespeed.ic.f47UuMKSsr

O chanceler argentino Jorge Faurie instruiu seu subsecretário para que comunicasse formalmente a saída do país da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), organização criada em 2008 pelas principais lideranças da esquerda sul-americana à época: Hugo Chávez, Lula e Cristina Kirchner. A decisão foi tomada após uma conversa entre Faurie e o chanceler brasileiro Ernesto Araújo. A decisão é mais um passo na substituição da UNASUL pelo Prosul, uma alternativa de mecanismo de integração regional proposto pelo presidente chileno Sebastián Piñera e que já conta com o apoio de diversos países, incluindo o Brasil.

Fonte: https://www.clarin.com/politica/argentina-formaliza-salida-unasur-organismo-impulsaron-chavez-lula-kirchner_0_fEIMn3Ltz.html

 

O Chile deve seu milagre econômico ao governo Pinochet?

Data: 14 de Abril de 2019

Em busca de responder se o governo Pinochet é realmente responsável pelo “milagre chileno”, como frequentemente é colocado por políticos e estudiosos neoliberais econômicos, a BBC faz um apanhado de medidas econômicas e suas consequências durante os anos da ditadura militar. O Chile foi o primeiro a quebrar a onda de esquerda que se alastrava pela América Latina e, desde então, vem adotando um modelo liberalizante. Em adição, o país, no primeiro semestre de 2018, apresentou um crescimento de 4,8% do PIB, o maior crescimento da América Latina. Resta, então, responder se tal crescimento é devido às políticas adotadas por tal governo e se as mesmas são exemplos a serem seguidos pelos demais países da América Latina.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47670966

 

Estados Unidos e Uruguai promovem investimentos entre os dois países

Data: 12 de abril de 2019

 

Na busca de promover as relações comerciais entre os Estados Unidos e o Uruguai, a Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai (CNCS), juntamente com o Instituto Uruguai XXI e a Embaixada dos EUA no Uruguai, organizaram uma palestra chamada “Oportunidades de Negócios entre o Uruguai e os Estados Unidos”.

O comércio entre os dois países vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Para além do setor de Tecnologia e Informação (TIC), existem oportunidades para o Uruguai crescer no mercado dos EUA sob o título de produtos farmacêuticos, plásticos, madeira e couro, como indicou o Instituto Uruguay XXI. Esse aumento nas relações comerciais se nota desde 2014, e especialistas apontam que as exportações do país para os EUA representaram um total de US $ 609 milhões, enquanto as importações chegaram a US $ 520 milhões, na qual teve uma queda no ano de 2015, comparada com o período entre os anos de 2017 e 2018.

Fonte: http://www.cronicas.com.uy/sociedad/estados-unidos-y-uruguay-promueven-inversiones-entre-ambos-paises/

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.