Clipping Países Andinos #32

Juan Guaidó lidera ofensiva para tentar destituir o governo de Nicolás Maduro.

Data: 01\05\2019

Juan Guaidó, o auto-proclamado presidente da Venezuela, lançou uma ofensiva em massa na manhã do 30 de abril de 2019 para tirar Nicolás Maduro do poder. A iniciativa, denominada de Operación Libertad (Operação Liberdade), contou com o apoio de setores das forças armadas venezuelanas, mas não de sua liderança, que até o momento se mantém fiel ao sucessor de Hugo Chávez.  Maduro reagiu mobilizando as Forças Especiais de Ação (FAES) e a Guarda Nacional para tentar conter os manifestantes que se concentraram na base de La Carlota. O encontro terminou em um confronto violento que deixou cerca de cem pessoas feridas e uma morta, até o momento. Apesar da categórica reação do Chavista, Guiadó convocou uma mobilização popular em direção ao palácio de Miraflores, sede do governo, no dia 01 de maio.Uma dos avanços  do grupo liderado pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela foi a liberação do líder opositor Leopoldo López, que era mantido sob prisão domiciliar desde 2014. López foi libertado por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN), simpatizantes ao movimento oposicionista e chamados por Maduro de “traidores da pátria”.

Fontes:

THE ECONOMIST. Juan Guaidó makes another dramatic attempt to oust Venezuela’s regime. The Economist. Disponível em: <https://www.economist.com/the-americas/2019/04/30/juan-guaido-makes-another-dramatic-attempt-to-oust-venezuelas-regime>.

 

EL PAÍS. Crise na Venezuela, as últimas notícias ao vivo. EL PAÍS. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/30/internacional/1556618727_875831.html>.

 

RODRÍGUEZ, Holman. Venezuela, en vilo por el desenlace de la Operación Libertad. El Tiempo. Disponível em: <https://www.eltiempo.com/mundo/venezuela/operacion-libertad-en-venezuela-dejo-un-muerto-y-mas-de-100-heridos-355798&gt;.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.