Estado Islâmico reivindica primeiro ataque na República Democrática do Congo
19/04/2019
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou pela primeira vez um ataque na República Democrática do Congo. O atentado do Estado Islâmico teve como alvo um posto das Forças Armadas da República Democrática do Congo (conhecidas pela sigla em francês Fardc) na região de Kamango, no nordeste do país e junto à fronteira com Uganda, segundo detalhou nesta sexta-feira o jornal “Kinshasa Times”. Esse ataque deixou dois soldados mortos. A reivindicação do ataque por parte do EI foi confirmada por informações divulgadas pela agência de notícias “Amaq”, filiada ao grupo jihadista.
Fonte: Notícias UOL
Fonte: Jornal de Angola
Uganda oferece asilo para Omar al-Bashir
O Governo do Uganda tornou pública a decisão de conceder asilo político a Omar al-Bashir, caso o peça e os militares no poder no Sudão o aceitem. O ministro dos Negócios Estrangeiros do Uganda, Oke-llo Oryem, disse que o Presidente Museveni estaria na disposição de ponderar e aceitar receber Omar al-Bashir na condição de exilado político garantindo-lhe, a ele e à família, a segurança necessária para viverem tranquilamente no país. Ainda de acordo com Oke-llo Oryem, o presidente considera tal ato em defesa do “papel que desempenhou (Omar al-Bashir) para a obtenção do recente acordo de paz para o Sudão do Sul”.
Omar al-Bashir, que esteve 30 anos no poder no Sudão do Sul, acabou por ser detido e obrigado a demitir-se na sequência de um golpe de Estado militar que culminou as 16 semanas consecutivas de manifestações populares de rua contra a sua governação.
O ex-Presidente do Sudão, tem contra si um mandado de detenção passado pelo TPI por crimes contra a humanidade, de guerra e genocídio, cometidos em Darfur em 2005.
Fonte: Jornal de Angola