Clipping Chifre da África #38

Governantes do Sudão dizem ser a Sharia a base para o regime de transição

Data: 08.05.2019

Os  governantes militares do Sudão, que compõem o governo transitório, disseram que a Lei Islâmica e as normas locais devem guiar as novas leis do país. O conselho militar, que governa o país desde a queda do regime de Omar al-Bashir, estava respondendo a um projeto enviado pela coalizão de grupos protestantes e partidos de oposição. Devido a pontos de divergências com relação a formação de um governo interino, o conselho militar que governa país continua a enfrentar grande oposição da população. Segundo um líder da oposição, o governo respondeu o plano enviado sobre a formação do governo interino, sendo que a oposição anunciaria sua posição depois de estudar a resposta. 

Fonte: Al Jazeera

Presidente do Sudão do Sul atrasa formação de unidade do governo em um ano

Data: 09.05.2019

De acordo com o presidente Salva Kiir, o Sudão do Sul ainda não está preparado para a formação de um governo de unidade porque não foi possível desarmar, abrigar, treinar e integrar as várias forças do país desde que o acordo de paz foi assinado. Dessa maneira, o prazo para a formação de novo governo terá que ser adiado por mais um ano para evitar que o fracasso do acordo se repita. Além disso, acusações de que o líder rebelde Machar estivesse recrutando novos rebeldes dificulta as negociações entre as partes.

Fonte: Al Jazeera

Ataque aéreo dos EUA mata membros do ISIS na Somália

Data: 10.05.2019

Os ataques estadunidenses no continente africano tiveram um aumento expressivo desde a posse do atual presidente norte americano Donald Trump. No dia 8 deste mês novos ataques aéreos mataram mais 13 pessoas que, supostamente, eram parte do ISIS – contabilizando os últimos dois anos o número de combatentes mortos já passa de 800. O Comando dos EUA na África (AFRICOM) realiza operações em países como Somália, Sudão do Sul, Quênia e etc., e apesar de o governo norte americano dizer que as operações são um sucesso há um enorme questionamento sobre a efetividade dessas operações. Isto porque já que foi relatado em muitos países, inclusive na Somália, abuso do uso da força por parte dos militares
estadunidenses, o que inclui práticas como tortura, prisão e até execução de mais de 8000 pessoas. Um relatório da Anistia Internacional, datado de 2018, informou sobre a morte de civis durante as operações do AFRICOM e essa é a primeira operação deste tipo após a publicação do relatório.

Fonte: Al Jazeera

Há um mês da queda de Bashir, Sudão ainda está longe de um governo civil

Data: 11.05.2019

Após um mês que Omar Al-Bashir é destituído pelo exército, o conselho militar ainda não fez a transferência de poder para uma autoridade civil, e aparentam não estarem dispostos, o que fez com que houvesse uma paralisação nas negociações. Os lados se divergem na estrutura que deve substituir o atual conselho militar, já que os militares querem que os generais se mantenham no poder, enquanto a população exige um governo civil, mantendo assim às manifestações. Dessa forma, mesmo com a pressão, inclusive externas, como dos Estados Unidos, os militares ainda se mantém no poder.

Fonte: Estado de Minas

Ajuda turca chega ao Djibouti durante o período do Ramadã

Data: 11.05.19


Diversas instituições de caridade turcas trabalharam durante este período do Ramadã, que é um mês sagrado para a comunidade muçulmana no qual os fiéis devem ajudar os necessitados, para assistir aos refugiados iemenitas no Djibouti. Muitas famílias receberam alimentos nos campos, sendo eles refeições específicas para o jejum religioso que estava sendo mantido pela população durante o período do Ramadã. Essas instituições de caridade da Turquia também pretendem, além de realizar ajudas humanitárias, construir uma grande mesquita no Djibouti para os imigrantes da religião
muçulmana que chegam ao país.

Fonte: Daily Sabah


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.