Clipping África Austral #25

Zimbábue, Botsuana e Namíbia fazem apelo ao órgão de fiscalização global para suspender as medidas restritivas ao comércio de marfim

Data: 21 de maio de 2019

Os três países que abrigam cerca de 61% dos elefantes do continente irão solicitar na próxima conferência da Cites (Convenção sobre comércio internacional de espécies ameaçadas da fauna e flora selvagem) uma mudança nas regulamentações. Segundo informações, já se passaram 13 anos da última venda comercial de marfim do país, e que se tem assim de forma separada um apelo por parte do Zimbábue em solicitar a venda de seus elefantes. Uma vez que os parques não tem capacidade de manter a quantidade necessária e está ocorrendo um ataque massivo dos elefantes a população, gerando preocupação. Botsuana também demonstrou que considera suspender a proibição de caçar elefantes.

Fonte: The Guardian

Malawi vai às urnas: “muita coisa está indo mal neste país”

Data: 21 de maio de 2019

Segundo a maioria da população a disputa entre os governantes que serão eleitos na terça feira diz respeito a uma batalha geracional em todo continente. Onde os malauianos votam na última disputa eleitoral na África, nos quais se tem Peter Mutharika 78 anos disputando com um concorrente mais jovem- Saulos Chilima, 46 anos. E que um fator determinante na eleição é que mais da metade da população tem menos de 35 anos, podendo assim determinar o resultado. De acordo com relatos de um estudante, “Chilima tem o que é preciso para resolver o que há de errado no país”. E que os jovens se sentem representados, e que seus sonhos podem ser realizados quando seus candidatos vencem as eleições.

Fonte: The Guardian

O investimento estrangeiro em falta no Zimbábue

Data: 22 de maio de 2019

As promessas que estão sendo feitas pelo presidente Mnangawga estão ressurgindo a ideia de não cumprimento dos deveres no governo- fator este que ocorria quando Robert Mugabé estava no poder em 2017. Dezoito meses em seu governo e a promessa de que o Zimbábue está aberto para negócios não tem demostrado resultados, a economia está mais baixa que em 2008, medicamentos, combustível e moeda estão em falta. O Fundo Monetário Internacional prevê a primeira contração econômica em 11 anos.

Fonte: Al Jazeera

Presidente angolano prestigia posse de novo presidente sul-africano.

Data: 25 de maio de 2019

No sábado de 25 de maio, houve a cerimônia de posse do novo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa. Dentre os presentes estava João Lourenço, presidente da Angola, e a primeira dama Ana Dias Lourenço. A posse ocorreu no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória, onde estiveram pelo menos 32 mil sul-africanos.

Fonte: Angola Press

Eleitores vão às urnas nas eleições presidenciais no Malauí

Data: 21 de maio de 2019

A apuração dos votos da disputada corrida eleitoral do Malawi começou nessa terça-feira. O atual presidente, Peter Mutharika, concorre com seu próprio vice, Saulos Chilima, que deixou o partido no ano passado. Além do vice, também Lazarus Chakwera, líder do principal partido de oposição ao governo disputa a presidência. Analistas comentam que essas eleições colocaram em questão tanto a baixa da inflação e melhoria da infraestrutura do país como a escassez de alimentos, a falta de energia e o aumento da dívida externa no mandado de Mutharika. Lembra-se que ele se elegeu em 2014 prometendo acabar com os escândalos de corrupção do país, mas também se envolveu em casos de também corrupção e nepotismo.

Fonte: France 24


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.