Argentina enfrenta grave crise econômica que pode influenciar decisivamente as eleições presidenciais
Data: 26/04/2019
O atual presidente e candidato à reeleição, Mauricio Macri, assumiu em 2015 com uma agenda liberal que propunha mudanças que levariam ao crescimento econômico argentino e resolveria problemas como inflação, pobreza e corrupção. Porém, a atual situação do país demostra que tal objetivo está longe de ser alcançado: o peso encontra-se em declínio, as Bolsas estão no vermelho e o risco-país (juros cobrados por investidores ao emprestar dinheiro) quase atinge os mil pontos. Esse cenário econômico caótico provocou um enfraquecimento de Macri e aumentou as chances da ex-presidenta peronista Cristina Kirchner retornar ao poder. Apesar de Macri ter adotado recentemente medidas populistas como forma de tentar conter a inflação e sua queda de popularidade, Kirchner ainda aparece vitoriosa nas pesquisas de intenção de voto.
Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/25/internacional/1556215894_662283.html
Guerrilheiros ressurgem no Paraguai após extinção pelas forças de Segurança
Data: 07/05/2019
Vídeo publicado na internet demonstra o ressurgimento da Agrupación Campesina Armada (ACA), grupo paramilitar comunista que lutou na chamada Insurgência do Paraguai. A Insurgência consistiu em conflitos entre guerrilhas que faziam oposição ao governo vigente e as forças de segurança paraguaias, ocorridos entre 2005 até o fim de 2016, quando diversos grupos, entre eles a ACA, tiveram seus membros eliminados e o conflito tido como encerrado.
A ACA foi formada a partir de uma cisão do Exército Popular Paraguaio (EPP) e era comandada pelos irmãos Albino Jara Larrea e Alfredo Jara Larrea, que foram mortos em janeiro e novembro de 2015 respectivamente. No vídeo publicado em maio de 2019, os indivíduos reivindicam e exibem as armas utilizadas no ataque a estancia Oro Verde ocorrida em 21 de Abril do ano passado. Acredita-se que os novos membros seriam Antonio e Feliciano Bernal Maíz, acompanhados de Leticia Jara Larrea, irmã dos fundadores do grupo.
O vídeo se encontra disponível no Youtube, publicado pelo jornal paraguaio ABC Digital: https://www.youtube.com/watch?time_continue=86&v=8QYDZ4edFAU
Fonte: http://www.abc.com.py/nacionales/reaparece-aca-en-el-norte-1811936.html