Clipping Cone Sul #24

A Argentina como prioridade do FMI

Data: 25/09/2019

Nesta quarta-feira o ministro das finanças da Argentina, Hernán Lacunza se reuniu em Washington com a recém-eleita diretora executiva do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, para discutir os rumos do empréstimo de 57.000 milhões de dólares do Fundo para a Argentina, representando o maior empréstimo da história do FMI. Durante a reunião, Georgieva teria feito 3 importantes declarações: 1º que a Argentina se encontra no topo das prioridades do FMI; 2º que ela desejava que sua primeira reunião no cargo fosse com autoridades argentinas; 3º que eles trabalharão juntos para enfrentar as dificuldades nas quais a Argentina atualmente se encontra. Ressaltaram também a importância de que o país recupere o crédito do mercado, independentemente do governo ou da oposição.

Fonte: https://www.clarin.com/economia/economia/pocas-horas-despues-asumir-nueva-titular-fmi-recibio-ministro-hernan-lacunza_0_ltV_o49-.ht

Oportunidade perdida por Bolsonaro na ONU

Data: 24/09/2019

O discurso do presidente da República Jair Bolsonaro na Assembleia Geral das Nações Unidas (24/09) foi considerado belicoso e uma oportunidade perdida por analistas. De acordo com Brian Winter, editor-chefe da publicação Americas Quarterly, Bolsonaro não conseguiu tranquilizar os chefes de Estado nem ativistas em relação á situação ambiental atual do Brasil (principalmente em relação à Amazônia). Para Rubens Ricupero, diplomata de carreira e ex-embaixador do Brasil em Washington, o discurso também pode danificar o acordo entre a União Europeia e o Mercosul e impactar negativamente os investimentos no país, de forma que tudo o que foi abordado foi dito de maneira agressiva e violenta.

Ademais, Ricupero considera o discurso como uma fala para o público interno de apoio ao presidente, levando em consideração que Bolsonaro também atacou a esquerda em sua fala, mas não é classificado para a sociedade internacional. Portanto esse cenário pode ser prejudicial para o Estado brasileiro, uma vez que a repercussão sobre o discurso está sendo negativa.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49801801


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.