Clipping Cone Sul #25

Presidente do Chile diz que ‘não compartilha’ de declaração de Bolsonaro sobre pai de Bachelet

Notícias acompanham as repercussões chilenas de comentário ofensivo de Jair Bolsonaro à ex-presidente chilena e alta comissária da ONU, Michelle Bachelet. Além de defender que o governo Pinochet foi responsável por impedir que o Chile “se tornasse Cuba”, no dia 4 de setembro o presidente brasileiro atacou diretamente Bachelet citando seu pai que foi torturado por esse governo. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, se manifestou dizendo não compartilhar da declaração de Bolsonaro, e pedindo respeito ao tratar da ditadura que vigorou no Chile nas décadas de 70 e 80 independente da posição política.

Ainda, o ministro das Relações Exteriores do Chile, Teodoro Ribera, afirmou, durante passagem por Brasília, que os governos de Brasil e Chile devem trabalhar por relações diplomáticas que “transcendam pessoas, governos e épocas”. As declarações do presidente brasileiro tiveram reações não só no Brasil, mas também no Chile e internacionalmente.

Fontes: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/09/05/chanceler-chileno-defende-que-relacoes-entre-brasil-e-chile-transcendam-pessoas.ghtml https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/09/04/presidente-do-chile-diz-que-nao-compartilha-de-declaracao-de-bolsonaro-sobre-pai-de-bachelet.ghtml

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.