Clipping África Austral #30

Rússia leva bombardeiros nucleares à África do Sul enquanto Putin recebe líderes africanos em cúpula

Data: 23 de outubro de 2019

Na quarta-feira (23), dois bombardeiros nucleares Tupolev Tu-160, da Rússia, foram levados à África do Sul para uma missão de treinamento. O voo coincidiu com a abertura de uma cúpula Rússia-África, realizada em Sochi, liderada pelo atual presidente russo, Vladimir Putin. Esta cúpula faz parte de uma iniciativa do Kremlin para estreitar negócios e tentar restabelecer a influência no continente africano, que foi significativamente reduzida após o fim da União Soviética. Com a chegada dos bombardeiros nucleares, a Força de Defensa Nacional Sul-africana elogiou os laços diplomáticos entre os dois países.

Fonte: Reuters

Pós-ciclones: Moçambique precisa de 3,2 bilhões de dólares

24 de outubro de 2019

O ciclone Idai, que atingiu Moçambique em março de 2019, causou 604 mortes e afetou cerca de 1,5 milhões de pessoas, enquanto o ciclone Kenneth, que ocorreu no norte do país em abril, matou 45 pessoas e afetou 250 mil. Segundo a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, os três países afetados (Moçambique, Malawi e Zimbábue) precisam de 4 bilhões de doláres para poder lidar com os impacto dos ciclones. Deste número, Moçambique é quem mais necessita, estimando-se de 3,2 bilhões.

Segundo Nádia Adrião, representante do governo moçambicano, o país pensava que iria conseguir angariar mais dinheiro quando lançasse seu apelo internacional, e até agora o valor conquistado para a reconstrução do país pós-ciclones está aquém do necessário.

Fonte: Deutsche Welle

Rússia e África conversam sobre a possibilidade de cooperação

Data: 24 de outubro de 2019

De acordo com as últimas informações, na última quinta-feira, Putin reafirmou em Sochi a abertura de seu país para alargar as iniciativas de cooperação com a África. O presidente afirmou que se trata de iniciativas com “caráter estratégico” e que os diversos esforços mantidos por ambos têm aumentado com o passar dos anos, abrangendo o domínio econômico, de investimentos e educação, e que tal cooperação vem crescendo. A Rússia abriga, assim, o primeiro fórum Rússia- África na esperança de aumentar sua influência no continente.

Fonte: Angola Press

Mokgweetsi Masisi, declarado vencedor das eleições gerais de 2019

Data: 25 de outubro de 2019

Mokgweetsi Masisi, que já estava em exercício como presidente do Botsuana, venceu as eleições gerais deste ano, cujos votos ocorreram na última quarta-feira. O juiz responsável afirmou que o Partido Democrático de Botsuana havia vencido a eleição depois da garantia de 29 assentos na Assembleia Nacional, o que equivale a 51% dos votos. Masisi afirmou que deseja melhorar a cadeia de valor dos produtos nacionais, seja em turismo ou minerais, onde há um forte histórico de combate à corrupção. Tal votação encerra, assim, um ano de eleições agitado na África Austral, que já assistiu eleições na África do Sul, Malawi, República Democrática do Congo e Moçambique.

Referência: The African Exponent


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.