Rússia leva bombardeiros nucleares à África do Sul enquanto Putin recebe líderes africanos em cúpula
Data: 23 de outubro de 2019
Na quarta-feira (23), dois bombardeiros nucleares Tupolev Tu-160, da Rússia, foram levados à África do Sul para uma missão de treinamento. O voo coincidiu com a abertura de uma cúpula Rússia-África, realizada em Sochi, liderada pelo atual presidente russo, Vladimir Putin. Esta cúpula faz parte de uma iniciativa do Kremlin para estreitar negócios e tentar restabelecer a influência no continente africano, que foi significativamente reduzida após o fim da União Soviética. Com a chegada dos bombardeiros nucleares, a Força de Defensa Nacional Sul-africana elogiou os laços diplomáticos entre os dois países.
Fonte: Reuters
Pós-ciclones: Moçambique precisa de 3,2 bilhões de dólares
24 de outubro de 2019
O ciclone Idai, que atingiu Moçambique em março de 2019, causou 604 mortes e afetou cerca de 1,5 milhões de pessoas, enquanto o ciclone Kenneth, que ocorreu no norte do país em abril, matou 45 pessoas e afetou 250 mil. Segundo a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, os três países afetados (Moçambique, Malawi e Zimbábue) precisam de 4 bilhões de doláres para poder lidar com os impacto dos ciclones. Deste número, Moçambique é quem mais necessita, estimando-se de 3,2 bilhões.
Segundo Nádia Adrião, representante do governo moçambicano, o país pensava que iria conseguir angariar mais dinheiro quando lançasse seu apelo internacional, e até agora o valor conquistado para a reconstrução do país pós-ciclones está aquém do necessário.
Fonte: Deutsche Welle
Rússia e África conversam sobre a possibilidade de cooperação
Data: 24 de outubro de 2019
De acordo com as últimas informações, na última quinta-feira, Putin reafirmou em Sochi a abertura de seu país para alargar as iniciativas de cooperação com a África. O presidente afirmou que se trata de iniciativas com “caráter estratégico” e que os diversos esforços mantidos por ambos têm aumentado com o passar dos anos, abrangendo o domínio econômico, de investimentos e educação, e que tal cooperação vem crescendo. A Rússia abriga, assim, o primeiro fórum Rússia- África na esperança de aumentar sua influência no continente.
Fonte: Angola Press
Mokgweetsi Masisi, declarado vencedor das eleições gerais de 2019
Data: 25 de outubro de 2019
Mokgweetsi Masisi, que já estava em exercício como presidente do Botsuana, venceu as eleições gerais deste ano, cujos votos ocorreram na última quarta-feira. O juiz responsável afirmou que o Partido Democrático de Botsuana havia vencido a eleição depois da garantia de 29 assentos na Assembleia Nacional, o que equivale a 51% dos votos. Masisi afirmou que deseja melhorar a cadeia de valor dos produtos nacionais, seja em turismo ou minerais, onde há um forte histórico de combate à corrupção. Tal votação encerra, assim, um ano de eleições agitado na África Austral, que já assistiu eleições na África do Sul, Malawi, República Democrática do Congo e Moçambique.
Referência: The African Exponent