Mais de 120 refugiados vindos da Líbia serão abrigados na Ruanda no mês de novembro
Data: 24/10/2019
Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, aproximadamente 120 refugiados vindos da Líbia que atualmente são expostos a violências, abusos sexuais e tortura em centros de detenções, terão a chance de começar uma vida nova na Ruanda. A maioria dos refugiados são oriundos da Somália, Eritreia, Sudão e Etiópia e foram mandados para os centros de detenções líbios após serem capturados tentando atravessar o Mar Mediterrâneo com destino a Europa. Ruanda foi reconhecida internacionalmente por ter abrigado mais de 500 refugiados de campos de detenção somente no ano de 2017.
Fonte: The New Times
Fonte: Daily Nation
16 ativistas LGBT foram forçados a exames após serem presos durante Passeata de Orgulho Gay na Uganda.
Data: 24/10/2019
Os 16 homens estavam sob a custódia da polícia durante a segunda-feira (21) para serem protegidos de manifestantes homofóbicos que os ameaçavam em frente a casa que eles estavam detidos. Eles foram presos com base em uma lei colonial anti-gay e foram forçados a fazer exames na quarta-feira (23). O Diretor Executivo de Defesa das Minorias da Uganda condenou tal ato como degradante e inumano.
Fonte: Daily Nation
Governo da Tanzânia perde recurso que requereu ao Tribunal Nacional para aprovar casamento entre menores de idade.
Data: 24/10/2019
O Tribunal de Recursos da Tanzânia negou o pedido do Governo Federal alegando que casamento entre menores de idade é inconstitucional. O Governo queria que se tornasse legal para meninas se casarem a partir dos 14 anos, gerando uma grande polêmica entre diversos grupos ativistas em prol da defesa das crianças. Apesar de ter o pedido negado o Governo entrou com recurso apelando para o Tribunal de Recursos, que novamente indeferiu o pedido colocando de vez, ponto final na discussão.
Fonte: The Citizen