Cabo Verde é um arquipélago localizado na parte ocidental do continente africano, a 455 km da costa e é dividido em dois grupos: Barlavento e Sotavento. O primeiro é composto pelas ilhas de Santo Antão, S. Vicente, Santa Luzia, S. Nicolau, Sal e Boa Vista. No outro, fazem parte as ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Brava. Em exceção à Ilha de Santo Antão, o arquipélago não possui cursos de água doce superficiais permanentes. Na temporada de chuvas, estas costumam ser violentas e ocasionam torrentes que duram algumas horas ou dias.
As ilhas foram formadas por erupções de plataformas submarinas, que levaram ao acúmulo de rochas na superfície, originando um relevo bastante acidentado, no entanto, em algumas ilhas o declive das ribeiras não ultrapassa os 5%. É um território com elevadas altitudes, cujo ponto mais alto se localiza na Ilha do Fogo. Denominado Monte Fogo, o vulcão com 2.829 m de altura ainda se encontra em atividade.
Por ser um arquipélago sujeito aos efeitos das correntes marinhas e à captação de resíduos vindos de outras regiões, como areia do deserto do Saara, as ilhas apresentam uma grande diversidade de espécies e atrai a curiosidade da comunidade científica internacional. De Clima Tropical, as temperaturas médias anuais ficam entre 20ºC e 25ºC.

Caracterização histórica cultural
A colonização do arquipélago teve início com a chegada de navios portugueses à Ilha de Santiago por volta de 1460, a qual, dentre as outras ilhas descobertas e que constituem o arquipélago atualmente, era a mais favorável para uma primeira ocupação, estabelecendo a primeira capital do país, que, em 1770, foi transferida para a cidade de Praia, na mesma ilha.
Por sua posição estratégica, estando localizada entre os continentes africano, americano e europeu, funcionava como importante ponto de apoio para os navios portugueses durante a colonização do Brasil. Não só abastecia os navios com comida e outros suprimentos, mas também funcionava como entreposto comercial de escravos vindos de diversos países africanos, até a sua proibição.
O povo cabo-verdiano, então, é o resultado da miscigenação entre europeus e africanos, e o idioma crioulo também é resultado dessa mistura.
A população sofreu economicamente com a abolição da escravatura, uma vez que seu comércio era basicamente dependente desse mercado. O país, então, entrou em decadência e começou a viver da agricultura de subsistência.
Em 1956, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde foi criado por Amílcar Cabral, dando início ao processo de independência à Portugal. No entanto, somente em 5 de julho de 1975 foi declarada a independência do país, a partir de uma Assembleia Nacional Popular.
Na época da colonização, a única religião permitida no país era o catolicismo. A atuação da igreja católica teve papel fundamental para o desenvolvimento do ensino e da cultura. Ao longo dos anos a região recebeu a influência de algumas outras religiões, como a muçulmana. Atualmente, o contato com a América do Norte abriu as portas para algumas igrejas cristãs reformistas, como a dos Adventistas do 7º dia e a do Nazareno.
Caracterização política econômica
O crescimento expressivo da população de Cabo Verde e a boa condução do governo no setor econômico, têm feito com que o país apresente crescente nível de desenvolvimento. Isso se deve principalmente ao desenvolvimento da agricultura, da pesca, do turismo e de transportes. O país também conta com ajudas internacionais vindas tanto do setor público, quanto do setor privado.
A produção de carne animal é dificultada pelas condições do relevo acidentado, desta forma a pesca proporciona ao país a principal fonte de proteína animal, que conta com uma grande biodiversidade marinha. Juntamente com a pesca, a agricultura emprega considerável parte da população do país e é um dos principais fatores de constituição do PIB local (BCV, 2012). A agricultura é, em sua maior parte, de subsistência.
Outro fator que contribui significativamente para a economia é o turismo, que atrai visitantes de todos os cantos do mundo devido a suas belas praias. Em 2012, este setor chegou a compor 24% do PIB (BCV, 2012). O setor de transportes tem crescido cada vez mais, principalmente depois da elevação das exportações feitas pelo país, que está em busca de ampliar seu comércio exterior.

Desde o primeiro presidente do país, Aristides Pereira, que assumiu o cargo depois das primeiras eleições democráticas em 1975 a 1991, o arquipélago tem se dedicado a melhorar sua visibilidade em âmbito internacional. O atual presidente, Jorge Carlos Fonseca, tem se mostrado atuante nesta tarefa, como também, no bem-estar à sua população. Outros nomes muito importantes para o governo atual são Lígia Fonseca (advogada e primeira-dama do país) e Ulisses Correia e Silva (primeiro ministro).

Escrito por Ana Carolina Paiva
FONTES:
Portal Governo de Cabo Verde. Disponível em: https://www.governo.cv. Acesso em: 22 set. 2019.
CABO VERDE. O Arquipélago. Geografia. Portal Governo de Cabo Verde (s.d). Disponível em: https://www.governo.cv/o-arquipelago/geografia/. Acesso em: 22 set. 2019.
CABO VERDE. Direcção Nacional do Ambiente. V Relatório Nacional Sobre o Estado da Biodiversidade em Cabo Verde. [S.l.]. 2015.Disponível em: https://www.cbd.int/doc/world/cv/cv-nr-05-pt.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.
FERREIRA, Armando. Economia. Cabo Verde Info, [S.d]. Disponível em: http://www.caboverde-info.com/Economia. Acesso em: 22 set. 2019.
Guia Geográfico – África Turismo. Mapa de Cabo Verde [S.l. s. d]. Disponível em: http://www.africa-turismo.com/mapas/cabo-verde.htm. Acesso em: 22 set. 2019.
Central Intelligence Agency. The World Factbook. África: Cabo Verde. [S.l. s.d]. Disponível em: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/cv.html. Acesso em: 22 set. 2019.
BCV. 2012. Boletim de Estatísticas 20 anos. Banco de Cabo Verde. Praia, Ilha de Santiago. Cabo Verde, 58p.