Caracterização África Ocidental – Níger

A República do Níger, situada na África Ocidental, abrange uma extensão territorial de 1,267,000 km², com maior parte no Sul do Deserto Saara e não possui acesso ao mar. O seu território limita-se com a Líbia e a Argélia ao norte; com a Nigéria e o Benin a sul; com o Burquina Faso a sudoeste; e a leste com o Chade (ONE WORLD NATIONS ONLINE, 2019).

Niger Map
Location map of Niger. Where in Africa is Niger?

O principal rio que passa pelo país é o Rio Níger, com cerca de 4180 km de comprimento, o qual nasce na fronteira entre Guiné e Serra Leoa, desaguando no Golfo da Guiné, no sul da Nigéria. Este rio passa também por outros países como Mali e Benim, sendo o terceiro rio mais longo da África (TEÓRICO-MOZ, 2018).

O clima predominante é o desértico, caracterizado por ser quente e baixa umidade. O extremo sul do Níger, apresenta clima tropical, com temporada chuvosa entre os meses de junho e setembro. A maior parte do seu território é constituída por desertos e montanhas, e 1/3 da região corresponde ao bioma savana, a qual possui vegetação rasteira. Dessa forma, possui poucas terras cultiváveis, bem como escassez de recursos naturais de valor comercial, sendo o urânio o principal produto exportado.

aaa
Desierto de Níger. | Reuters

A República do Níger se tornou independente da França em 1960 e atualmente possui um regime semipresencial multipartidário. A capital é a cidade de Niamei. O atual presidente é Mahamadou Issoufou, membro do Partido Nigerino para Democracia e Socialismo, e o Primeiro Ministro é Brigi Rafini (CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY, 2019).

A população do Níger é de aproximadamente 17.8 milhões de pessoas e é composta por grupos étnicos como Hausa, Djerma, Fula, Tuareg e outros.  A principal religião praticada na região é o islamismo, e a língua oficial é o francês, herança do processo de colonização, assim como a cultura moldada a partir dos interesses franceses (NATIONS ONLINE, 2019). O Níger apresenta uma das economias mais pobres do mundo, assim como baixo IDH (ONE WORLD NATIONS ONLINE, 2019).

Resultado de imagem para NÍGER

Eleito em 1960 como presidente, Hamani Diori, enfrentou uma grande temporada de seca entre os anos 1968 e 1974, o que resultou  uma grande perda da produção agrícola. No mesmo ano, 1974, Hamani Diori sofreu um golpe militar liderado por Seyni Kountche, e foi mantido preso pelo novo governo até 1980. Somente em 1993 o Níger experimentou de fato um governo democrático após muita pressão pública (BBC, 2018). Segundo o levantamento da BBC (2018) sempre houve grande instabilidade política no país, em que restituía a democracia e logo em seguida sofria golpes sob o domínio de militares.

Escrito por Vanessa de Jesus Lima

FONTES:

NIGER. One World Nations Online [ S.l s. d]. Acesso em: 23 set. 2019. https://www.nationsonline.org/oneworld/niger.htm

Niger Profile. Revista BBC News.2018. Acesso em: 23 set 2019. https://www.bbc.com/news/world-africa-13944995

O rio Níger: Origem, Principais afluentes e Importância. Blog Teórico-Moz. Acesso em: 23 set 2019. https://www.teorico.co.mz/2018/10/o-rio-niger-mapa-origem-caracteristicas.html

The world factbook: África, Niger. Central Intelligence Agency, 2019. Disponível em: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/ng.html

Veja mais em: http://umaviagemsemfronteiras.blogspot.com/2017/05/niger.html

http://www.rtve.es/alacarta/videos/telediario/niger-se-cruzan-muchos-caminos-desesperados-emigracion/2114563/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.