Clipping Países Andinos #56

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusa, formalmente, Nicolás Maduro de narco-terrorismo

Data: 29/03/2020

Há anos, as controvérsias envolvendo o líder venezuelano Nicolás Maduro e sua legitimidade como presidente causam polêmica entre a comunidade internacional, particularmente no âmbito da sua relação com o governo norte-americano de Donald Trump, que publicamente acusa Maduro de ilegalidades e impõe rigorosas sanções ao país. As polêmicas culminam na acusação formal de Nicolás por narcotráfico, por parte do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, nesta última quinta-feira. Trump acusa o venezuelano e demais autoridades próximas do mesmo de intentarem “inundar os Estados Unidos de cocaína” em cooperação com as FARC, Forças Armadas Revolucionárias Cubanas – grupo guerrilheiro conhecido por suas inúmeras altercações com os governos cubano e estadunidense, sendo ele um dos alvos do projeto de Guerra às Drogas executado há décadas pelos EUA. Essas acusações ocorrem há anos, porém, nunca houve realmente uma acusação formal ao líder de Estado, o que demonstra, simultaneamente, a frustração de Trump quanto a permanência de Maduro no poder e sua determinação em removê-lo – considerando a recompensa de 15 milhões de dólares oferecida pelo Departamento de Estado dos EUA, por informações capazes de levar à captura e convicção do principal acusado. Maduro nega as acusações e afirma que não passa de uma conspiração entre os Estados Unidos e a Colômbia.

 

Fontes:

AL JAZEERA. US indicts Venezuela’s Maduro on narco-terrorism charges. Disponível em:

<https://www.aljazeera.com/news/2020/03/indicts-venezuela-maduro-narcoterrorism-charges-200326145359824.html>.

THE WASHINGTON POST. U.S. indicts Venezuela’s Maduro on narcoterrorism charges, offers $15 million reward for his capture. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/the-united-states-indicts-venezuelas-maduro-on-narco-terrorism-charges/2020/03/26/a5a64122-6f68-11ea-a156-0048b62cdb51_story.html>.

G1. EUA acusam formalmente de ‘narcoterrorismo’ e oferecem recompensa de US$ 15 milhões por Maduro. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/26/justica-dos-eua-acusa-formalmente-maduro-de-narcoterrorismo.ghtml>.

O GLOBO. Após sanções dos EUA, Maduro anuncia ‘emergência energética’. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/2273-apos-sancoes-dos-eua-maduro-anuncia-emergencia-energetica-rv1-24259842&gt;.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.