Clipping África Ocidental #67

Watkins Initiative for Nations (WIN): é necessário que a Libéria tenha um plano pós COVID-19.

Os países da África Ocidental estão classificados entre os mais pobres do continente segundo o World Bank data e a situação de vulnerabilidade é agravada pela instabilidade econômica e precariedade do serviço de saúde dos governos locais. Dessa forma, o cenário de pandemia é ainda mais ameaçador para as populações dessa região que, por mais que não tenham um grande número de idosos, possui uma quantidade expressiva de jovens com diabetes e hipertensão, duas doenças que elevam o risco em caso de infecção pelo novo coronavírus. Além disso, países como Serra Leoa, Gana, Libéria e Costa do Marfim enfrentaram até recentemente altos índices de contaminação pelo Ebola, que foi responsável pela morte de centenas e pelo desgaste ainda maior na saúde pública, que dificilmente conseguiria manter número suficiente de leitos em uma nova onda de contaminação da população. 

É com isso em mente que o jornalista e fundador da WIN, Mr. Y. Solomon W. Watkins, fez uma chamada, em especial ao governo Liberiano (26/04), para que medidas sejam tomada não só como profilaxia para o novo vírus, mas também para a elaboração de um plano de recuperação econômica e social. A organização, além de investir em treinamento voluntário para ensinar a comunidade sobre as novas diretrizes de higiene pessoal e isolamento social, clama que a economia não pode ser deixada de lado, ainda mais agora que a região mostrava incremento no PIB. A crise econômica deixada pelo Ebola não pode ressurgir e deve-se apostar em políticas de proteção econômica e cooperação interregional e internacional para que seja possível manter um desenvolvimento socioeconômico sustentável. Não adianta apenas se preocupar com a calamidade atual se não houver esforços para lidar com os efeitos disso no futuro e sem prescrição de alternativas e projeção. 

Leia mais em: https://frontpageafricaonline.com/news/liberian-journalist-watkins-wants-african-governments-liberia-to-develop-post-covid-19-recovery-plans/ e https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(20)30123-6/fulltext

Por: Maria Eugênia Nogueira Jones


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.