Clipping África Ocidental #77

Embaixador sueco na Libéria recebe o Fórum de Estocolmo: Libéria, Paz e Desenvolvimento.

Por Maria Eugênia Nogueira Jones. 20/05/2020.

Fonte: FPA

O Painel realizado no dia 19 de maio de 2020 foi totalmente online e trouxe a tona o debate acerca de quais mecanismos o governo liberiano precisa mobilizar para lidar com as consequências da pandemia do covid-19.

A partir da liderança da embaixadora da Suécia, Ingrid Wetterqvist, com vários ministros liberianos, foram trabalhados temas como a fome, a fragilidade da população feminina – que se agrava ainda mais na atual crise – direitos da criança e outras questões sociais. Ainda assim, foi enfatizado a preocupação com as mulheres, que assumem cada vez mais trabalhos informais e que as colocam em uma situação de vulnerabilidade. Ademais, foi explicitado que as medidas de isolamento social são muito difíceis de serem mantidas nos bairros de periferia, visto que as pessoas não conseguem deixar de trabalhar e as casas são extremamente próximas umas das outras.

A grande proposta do fórum foi trabalhar as estruturas sociais que mantém a desigualdade e a violência, aumentar o engajamento social e dar suporte às mulheres, que são as mais proeminentes nas ações de combate à pandemia do coronavírus, assim como foram nas do Ebola. 

Leia mais em: https://frontpageafricaonline.com/news/swedish-ambassador-to-liberia-hosts-2020-stockholm-forum-on-peace-and-development/

Pensando alto: minha reflexão sobre a luta da Libéria contra o coronavírus”. Ex-Ministro reforça a importância da boa gestão pública e financeira.

O ex-Ministro das Finanças Augustine Kpehe Ngafuan publicou um artigo na última terça-feira dia 21 a respeito da necessidade urgente do governo liberiano em direcionar recursos para setores específicos e que são essenciais para o controle da pandemia do coronavírus. Ele enfatiza que mesmo com a ajuda adicional do Banco Mundial de US$ 15 milhões é imperativo que o governo saiba repassar essa quantia para as áreas certas da economia e da saúde. Com isso, espera-se que o país se organize para aumentar a capacidade de testes da população e melhorar as condições de trabalho para os profissionais da saúde e para o tratamento dos infectados. Ademais, ele ressalta a importância dos colaboradores voluntários e das atividades de campanha. Ngafuan é bastante respeitado pelo trabalho feito na época em que foi ministro. 

Presidente George Weah (à esquerda) e ex-Ministro das Finanças Augustine Kpehe Ngafuan

Leia mais em: https://frontpageafricaonline.com/front-slider/liberia-former-finance-minister-urges-govt-to-direct-scare-resources-to-covid-19-fight-and-health-sector/

Por: Maria Eugênia Nogueira Jones. 23/05/2020

Ativista é preso ao dizer que é preciso pegar em armas para ser notado pelo governo da Libéria.

Um ativista do “Liberty Party” foi preso em Monrovia ao publicar em sua página no Facebook sua opinião contrária ao atual chefe de Estado liberiano e a forma como a crise do coronavírus está sendo tratada, porém o problema não é a crítica em si, mas o fato dele ter usado um discurso que incita a violência. Mr Dumoe escreveu explicitamente que “precisamos colocar nossas mãos em AK-47s para sermos levados a sério pelo nosso líder”. Esse tipo de fala deu início a investigações sobre o possível envolvimento do ativista em manifestações ou milícias e a situação é tratada com bastante seriedade pelo governo e pela polícia haja vista o histórico de conflito interno na Libéria. Ele foi solto no dia 15 de maio.

Leia mais em: https://www.bbc.com/news/topics/c77jz3md70rt/liberia

Por: Maria Eugênia Nogueira Jones. 21/05/2020.

Libéria e União Europeia: cooperação para o desenvolvimento.

No dia 22 de maio de 2020 o governo liberiano e a União Europeia assinaram dois acordos de financiamento para suporte socioeconômico. Esses acordos, que contabilizam US$ 59 milhões, tem o intuito não apenas de auxiliar o país durante a crise resultante da pandemia do coronavírus como também impulsionar o planejamento para o desenvolvimento nas zonas rurais do país e para o os setores infraestruturais. O foco é na educação e no setor energético. A cerimônia para a assinatura dos acordos respeitou as regras sanitárias da atual pandemia. 

Leia mais em: https://www.liberianobserver.com/news/the-eu-signs-over-us59m-support-to-liberias-social-economic-development/

Por: Maria Eugênia Nogueira Jones. 22/05/2020.

“Dream Volunteerism”: o voluntariado em prol das crianças liberianas.

Voluntários da iniciativa “Dream Volunteerism” conseguem fazer doações expressivas de alimentos e outros itens de necessidade básica para crianças em situação de vulnerabilidade. Em frente ao cenário da atual pandemia do coronavírus, e imprencidível que as crianças também sejam atendidas e, principalmente, que não fiquem vulneráveis a outros problemas, como a fome. Além disso, devido ao apelo que a ação adquiriu, outro setores se mobilizaram para doações e para o monitoramento das crianças, em especial às que estão doentes ou em orfanatos, e para o esclarecimento delas sobre as medidas de distanciamento e higiene preventiva. Mais de 300 crianças foram contempladas com as doações e os voluntários dizem que estão a disposição para lutar ao lado do governo para minimizar os impactos da pandemia.

Voluntariado dos sonhos pronto para distribuir itens alimentares e não alimentares às comunidades.

Leia mais em: https://www.liberianobserver.com/news/dream-volunteerism-joins-fight-against-covid-19/

Por: Maria Eugênia Nogueira Jones. 22/05/2020.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.